[weglot_switcher]

Toyota recolhe mais 5,8 milhões de airbags depois de várias mortes

Defeito em airbags da fabricante Takata instalados nos carros da Toyota terá estado ligados a pelo menos 16 mortes em acidentes de viação. Marca vai proceder à retirada das peças a nível mundial.
26 Outubro 2016, 11h15

A Toyota anunciou esta quarta-feira que vai retirar do mercado mais 5,8 milhões de airbags do fabricante Takata devido a um defeito nas peças que estará na causa de pelo menos 16 mortes.

A empresa automóvel japonesa esclarece que irá recolher 1,47 milhões de airbags em carros vendidos na Europa, 1,16 milhões no Japão, 820 mil na China e 2,35 milhões noutras regiões. No caso dos Estados Unidos, já tinham sido anunciadas chamadas a revisão anteriormente.

De acordo com a Toyota, os modelos afetados foram produzidos entre maio de 2000 e novembro de 2001 ou entre abril de 2006 e dezembro de 2014 e incluem os modelos Toyota Corolla e Toyota Vitz/Yaris.

Com este anúncio, a maior fabricante automóvel eleva para 23,1 milhões o número de airbags da fabricante de peças Takata recolhidos. Esta última arrisca-se a pagar enormes indemnizações, depois de um defeito identificado nos airbags ter sido ligado a pelo menos 16 mortes em acidentes de viação.

A fabricante de peças nipónica registou perdas líquidas de 13,075 mil milhões de ienes (107 milhões de euros) o ano passado devido aos custos de substituição dos airbags com defeito. Dados os prejuízos, a Takata teve de entrar em negociações com vários fundos de investimento para obter ajuda financeira.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.