Trabalhadores da STCP desmarcam greve de quatro dias

Organizações representativas dos trabalhadores da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) desmarcaram hoje a greve agendada para decorrer entre 6 e 9 de janeiro, por considerarem ultrapassado o motivo do protesto, relacionado com o despedimento de dez motoristas. Em comunicado, a Comissão de Trabalhadores e as organizações sindicais representativas dos funcionários da STCP informam […]

Organizações representativas dos trabalhadores da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) desmarcaram hoje a greve agendada para decorrer entre 6 e 9 de janeiro, por considerarem ultrapassado o motivo do protesto, relacionado com o despedimento de dez motoristas.

Em comunicado, a Comissão de Trabalhadores e as organizações sindicais representativas dos funcionários da STCP informam que desconvocaram a greve porque foram hoje notificadas pela presidência da empresa de que os motoristas ameaçados de despedimento “verão os seus contratos de trabalho convertidos a contratos sem termo, passando assim ao quadro efetivo de pessoal”.

O atual vínculo laboral dos dez motoristas à STCP cessaria em 5 de janeiro.

Num comunicado de 19 de dezembro, as organizações representativas dos trabalhadores sublinhavam que despedir motoristas colocava em causa não só os postos de trabalho, “mas também a qualidade do serviço prestado aos utentes”, uma vez que o quadro de pessoal da empresa conta já com um défice de cerca de 140 motoristas.

“Estando a STCP no limite das suas capacidades operacionais, não compreendemos que [a empresa] se possa dar ao luxo de dispensar motoristas”, salientavam os trabalhadores no comunicado de 19 de dezembro.

OJE/Lusa

Recomendadas

EDP Renováveis vende Companhia Paranaense de Energia por 350 milhões de euros

A venda foi feita por um Enterprise Value (inclui dívida) estimado de 1,80 mil milhões de reais a 31 de dezembro de 2021 (o que equivale a 0,35 mil milhões de euros à taxa cambial de 5,16 euros/um real), e que será ajustado à data de conclusão.

Sindicatos desconvocam greve no Metro de Lisboa marcada para quarta-feira

No entanto, a Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações entregou um novo pré-aviso de paralisação para 25 de outubro.

Talent Protocol compra empresa canadiana ligada à blockchain

A escolha recaiu sobre a Agora Labs, fundada por um grupo de quatro adolescentes. Matthew Espinoza (agora com 20 anos) e Freeman Zhang (de 19 anos) juntam-se à equipa da startup portuguesa dos ‘tokens’ para profissionais talentosos.