Trabalhadores decidem hoje sobre greves nos aeroportos

Greves estão marcadas entre terça e sexta-feira, mas podem cair se os trabalhadores aceitarem as propostas do Governo.

As greves de assistência em terra e da segurança nos aeroportos, marcadas para a partir de amanhã, serão discutidas hoje em plenário de trabalhadores, após o Governo ter apresentado as suas propostas antes do Natal.

O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos e o Governo reuniram na sexta-feira para negociar as reivindicações dos trabalhadores do ‘handling’ e da segurança nos aeroportos.

Foram assumidos “um conjunto de compromissos”, que serão apresentados hoje aos trabalhadores para que tomem uma decisão relativa à greve marcada pela Prosegur e Securitas para os dias 27, 28 e 29 de dezembro, e a dos trabalhadores da Groundforce e da Portway para 28, 29 e 30 de dezembro.

As empresas Groundforce e Portway contestam a legalidade do licenciamento da Groundlink e da Ryanair, enquanto os trabalhadores das empresas Prosegur e Securitas pretendem que se cumpram negociações para um novo contrato colectivo de trabalho com a Associação de Empresas de Segurança.

A ANA – Aeroportos de Portugal salienta que as greves deverão afetar o funcionamento normal dos aeroportos e apela aos passageiros que cheguem com antecedência e de preferência com bagagem de porão.

Relacionadas

Prepare-se para constrangimentos nos aeroportos a partir de sábado

A Groundforce Portugal alertou para a possibilidade de constrangimentos nos aeroportos a partir de sábado, recomendando aos passageiros que transportem o mínimo de bagagem possível de forma a minimizar os inconvenientes da greve.

Greves: ANA aconselha passageiros a levar bagagem de porão e a chegar cedo ao aeroporto

Há greves marcadas para os aeroportos nacionais do pessoal do ‘handling’ e da segurança para os dias 24, 27, 28, 29 e 30 de dezembro.

Se vai andar de avião no Natal e Ano Novo, atenção às greves

Os aeroportos portugueses preparam-se para congelar os voos nesta época natalícia, ameaçando a vinda de muitos portugueses a casa.

Aeroportos nacionais podem parar no Natal com greve de quatro dias

Greves foram marcadas para entre os dias de 27 a 29 de dezembro para os funcionários da segurança e para os dias entre 28 e 30 de dezembro no setor do ‘handling’, afetando a generalidade dos aeroportos nacionais.
Recomendadas

Empresas reafirmam investimento contra riscos cibernéticos

A cibersegurança é uma prioridade para as empresas. O reforço do investimento na proteção de contra ataques mantém-se apesar da conjuntura atual marcada pela subida dos custos. 

Equinix cria fundo solidário de 50 milhões para promover a inclusão digital

A empresa de tecnologia norte-americana criou uma nova estrutura de apoio educativo. O conselho de administração da fundação irá, todos os anos, determinar o montante de doações da fundação, de modo a cobrir a concessão de contribuições ou a correspondência com as ofertas dos colaboradores.

Tecnológica portuguesa Innowave compra Cycloid

Desde 2018 que o grupo tem uma forte estratégia de M&A. “Esta aquisição é mais um passo na nossa estratégia de crescimento, materializada também na criação de centros de competência em Portugal, como é o caso de Lisboa, Porto, Coimbra, Faro e Beja”, afirmou o CEO da Innowave, Tiago Gonçalves.
Comentários