[weglot_switcher]

Tráfego aéreo em Portugal caiu 94% em abril

Em termos absolutos, esta redução drástica que dizer no passado mês de abril, a NAV controlou pouco mais de quatro mil movimentos, valor que compara com mais de 69 mil voos controlados no mês homólogo do ano passado. 
16 Maio 2020, 11h44

O tráfego aéreo em Portugal caiu 94% no passado mês de abril face ao mês homólogo de 2019, de acordo com os dados preliminares mensais recolhidos pela NAV Portugal.

Em termos absolutos, esta redução drástica que dizer no passado mês de abril, a NAV controlou pouco mais de quatro mil movimentos, valor que compara com mais de 69 mil voos controlados no mês homólogo do ano passado.

No acumulado deste ano, o tráfego aéreo controlado pela NAV está a recuar 35%, graças a um janeiro e fevereiro em linha com 2019.

“A NAV Portugal geriu 4.018 voos durante o mês de abril, uma quebra de 94,2% face ao mesmo mês do ano passado que confirma o forte impacto das medidas de contenção da pandemia Covid-19 no tráfego aéreo. Em março, o recuo tinha sido de 36%, muito graças a uma primeira metade do mês que decorreu ainda em condições normais até começarem a avançar interdições a ligações aéreas”, revela um comunicado da empresa pública responsável pelo controlo do tráfego aéreo em Portugal.

Recorde-se que, a 10 de março, foram suspensos os voos para Itália. Seguiu-se a suspensão de voos europeus para os Estados Unidos, no dia 13, e a 17 as ligações entre Portugal e Espanha. Por fim, a 19 de março, a União Europeia suspendeu os voos extracomunitários. Perante a bateria de suspensões, várias companhias aéreas decidiram cancelar grande parte ou a totalidade das suas operações, com destaque para a TAP, Ryanair e easyJet, no caso português.

“Já na altura, a NAV Portugal avançava com uma previsão de uma queda abrupta em abril. Se nos dois primeiros meses do ano o tráfego controlado pela NAV Portugal nas suas duas regiões de informação de voo – a RIV – Região de Informação de Voo de Lisboa, com 671.000 quilómetros quadrados, abarca Portugal Continental e o Arquipélago da Madeira; e a RIV de Santa Maria, com 5,18 milhões de quilómetros quadrados, inclui uma vasta área do Oceano Atlântico Norte e o arquipélago dos Açores – se encontrava em linha com os dados de 2019 – 119,3 mil movimentos (2019) contra 119,4 mil -, março e abril atiraram o acumulado do ano para uma forte queda”, destaca o referido comunicado.

O mesmo documento acrescenta que, “ao todo, e nos primeiros quatro meses do ano, a NAV geriu 165,6 mil movimentos, contra 253,7 mil no mesmo período de 2019 e 246 mil em 2018”.

“Estes valores são ainda mais reduzidos que as previsões mais pessimistas traçadas pela NAV Portugal aquando do desenho do orçamento para 2020, quando se estimava que no pior dos cenários se chegaria a abril com um mínimo de 182,7 mil voos controlados”, destaca a nota da NAV.

Os responsáveis da NAV consideram ainda que, “apesar do anúncio da retoma de algumas ligações aéreas a partir de meados deste mês, certo é que ainda é difícil antever algum regresso à normalidade na evolução do tráfego
aéreo, pelo que continua expectável que os números persistam em queda significativa nos próximos meses”.

“O total de voos geridos pela NAV, ou “movimentos”, inclui não apenas os voos com origem/destino em aeroportos portugueses, mas também aqueles que sobrevoam o espaço aéreo sob responsabilidade portuguesa – que totaliza mais de 5,8 milhões de quilómetros quadrados”, conclui o comunicado da NAV.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.