[weglot_switcher]

Tráfego de passageiros no Humberto Delgado cresceu 21% em janeiro

Acordo entre o Estado e a ANA para o novo aeroporto de Lisboa, para responder à pressão crescente da procura, será formalizado amanhã.
  • Cristina Bernardo
14 Fevereiro 2017, 14h08

O tráfego de passageiros no aeroporto Humberto Delgado cresceu 21% no passado mês de janeiro face ao período homólogo do ano passado.

A revelação foi feita há minutos por Guilherme W. d’Oliveira Martins, secretário de Estado das Infraestruturas, na I Conferência do SPAC – Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil, que decorreu hoje em Lisboa, dedicado ao tema ‘O vínculo laboral e a segurança aeronáutica”.

De acordo com os dados a que o Jornal Económico teve acesso, a evolução registada em janeiro aponta para um total de cerca de 165 milhões de passageiros no aeroporto Humberto Delgado no primeiro mês deste ano, contra cerca de 1,36 milhões de passageiros em janeiro de 2016, um crescimento de quase 290 mil passageiros.

Guilherme W. d’Oliveira Martins adiantou também que no ano passado o aeroporto Humberto Delgado ultrapassou a barreira dos 22 milhões de passageiros.

Os maiores crescimentos de tráfego em 2016 ocorreram nos espaços aéreos de Lisboa e de Santa Maria, com subidas de 10% em ambas, divulgou este responsável.

O secretário de Estado das Infraestruturas revelou ainda que, no conjunto dos aeroportos nacionais, se registou um crescimento de 12% no tráfego de passageiros no ano passado.

Guilherme W. d’Oliveira Martins explicou que esta pressão constante do tráfego sobre os aeroportos é uma das razões para o atual Governo ter acelerado a decisão sobre o novo aeroporto, optando pelo Montijo.

Esta decisão será alvo de um memorando de entendimento entre o Estado e a ANA, concessionária dos aeroportos nacionais detida pelo grupo francês, numa cerimónia que terá lugar amanhã em Lisboa.

“Vamos assinar muito em breve – e muito em breve é já amanhã – um memorando de entendimento com a ANA para desencadear de um modo acelerado a expansão do aeroporto internacional de Lisboa”, sublinhou o secretário de Estado das Infraestruturas.

Guilherme W. d’Oliveira Martins acrescentou que tem de se aproveitar a oportunidade de Lisboa ter passado a ser um destino de eleição, cada vez mais procurado por turistas de todo o Mundo.

Segundo os dados disponibilizados pro este governantes, nos primeiros onze meses do ano passado, as dormidas de estrangeiros em Lisboa cresceram 11,3%, enquanto os proveitos desta atividade turística na capital aumentaram 17,1% face ao período homólogo de 2015.

O secretário de Estado das Infraestruturas destacou ainda que está provado que por cada milhão de passageiros a mais gerado pela indústria da aviação criam-se mil postos de trabalho associados.

Para Guilherme W. d’Oliveira Martins, a decisão sobre o novo aeroporto de Lisboa que vai ser formalizada amanhã implica “a optimização técnico-operacional e o redesenho do espaço aéreo” da capital.

“Já foi feito um estudo preliminar pelo Eurocontrol, mas agora, nos próximos meses, vai haver uma simulação em tempo real”, anunciou o secretário de Estado das Infraestruturas, observando que, em simultâneo, “o suporte tecnológico da NAV será renovado”, com a aquisição de novos equipamentos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.