PremiumTransparência.pt: Atenção à corrupção política e à lavagem de dinheiro

A secção portuguesa da Transparência e Integridade afirma que a ENCC “omite escândalos e crimes políticos e financeiros, má e danosa gestão pública, falta de transparência dos processos de decisão política e administrativa”.

“A proposta de Estratégia Nacional de Combate à Corrupção que o Governo apresentou é vaga, cautelosa, muito legalista e pouco ambiciosa (…). É um documento claramente insuficiente, na medida em que deixa de fora áreas críticas da corrupção, como as funções políticas, financiamento político, branqueamento de capitais, enriquecimento ilícito, regime de incompatibilidades ou a contratação pública”, esta é a posição de fundo da secção portuguesa da Transparência e Integridade, uma organização presente em mais de 100 países, expressa no sítio da organização.

A transparência.pt entende que a ENCC “omite escândalos e crimes políticos e financeiros, má e danosa gestão pública, falta de transparência dos processos de decisão política e administrativa” e referiu ao JE que não produzirá declarações enquanto não for conhecido o texto final que o Governo enviará para apreciação da Assembleia da República.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

“Trair e Coçar é só começar” vai ter dois ensaios solidários

O público português tem a oportunidade de assistir aos últimos ensaios antes da grande estreia e apoiar, assim, duas associações de solidariedade.

PremiumPutin une extremos na oposição ao Ocidente

As franjas mais extremas europeias convergem no apoio a Putin, unidas por um antiamericanismo reforçado, à esquerda, por uma orfandade do comunismo soviético e, à direita, pela admiração por um regime iliberal e autocrático.

PremiumPara saudar o regresso de um majestoso Jaen

Serve este texto para saudar a aposta de um produtor do Dão, a Caminhos Cruzados, integrada há cerca de dois anos no grupo da Quinta da Pacheca (no Douro), na comercialização de um monovarietal de uma das castas mais singulares que se produzem em Portugal: a Jaen (Mencia, em Espanha). Há quem diga que em relação à Jaen, ou se ama ou se detesta.
Comentários