[weglot_switcher]

Transportar órgãos com um drone? Brevemente pode ser possível

Dos testes já realizados esta alternativa acabou por ter resultados positivos. Joseph Scalea lidera esta investigação referindo contudo que são necessários realizar mais testes no sentido de provar a viabilidade de transportes órgãos através de um drone.
15 Dezembro 2018, 11h26

Um drone transportar órgãos humanos pode muito brevemente se tornar realidade, pelo menos é o que espera a Universidade de Maryland que está a estudar uma maneira de tornar isto possível.

Quem lidera esta investigação é o médico Joseph Scalea, que em declarações à Newsweek, explicou que há cerca de três anos se questionou sobre qual era o motivo de se ter de esperar por um voo para que fossem entregues órgãos.

“Eu não aceito isso. Penso que temos de fazer melhor do que isso, nós conseguimos fazer melhor que isso”, acrescentou o médico ao mesmo órgão de comunicação social.

Este pensamento não demorou muito a ser tornar realidade. Joseph Scalea reuniu uma equipa que se focou em encontrar formar de aumentar o acesso a órgãos através da utilização de outros meios de transporte como os drones.

A Newsweek refere que já foram efectuadas várias missões em que um drone transportou órgãos. Os resultados mostram que esses órgão conseguiram manter-se saudáveis por quatro horas e meias e que biopsias mostraram que não existiu estrago com o transporte por drone.

O médico disse à mesma publicação que apesar deste indicadores, serão necessários realizar mais testes no sentido de provar a viabilidade do transporte de órgãos através de um drone, e depois resolver a logística e eventuais barreiras legais para os hospitais incorporarem a entrega desses mesmos órgãos por drone.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.