[weglot_switcher]

Transtejo lidera maior aquisição de navios elétricos em todo o Mundo

Em causa está um investimento avaliado em cerca de 52,44 milhões de euros, cujo concurso público já definiu o vencedor, uma empresa das Astúrias, Espanha, a Astilleros Gondan. Uma decisão que, entretanto, foi impugnada por um outro concorrente, estando todo o processo neste momento dependente da decisão de um tribunal administrativo.
14 Dezembro 2020, 19h07

A Transtejo está a proceder à maior aquisição de navios elétricos em todo o Mundo, sublinhou hoje, dia 14 de dezembro, João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente, na cerimónia que marcou a retoma das ligações fluviais diretas entre os terminais do Cais do Sodré e do Seixal.

“Trata-se da maior operação do Mundo em curso para aquisição de navios de modo elétrico, num total de dez navios”, destacou o ministro do Ambiente, em declarações aos jornalistas no cais fluvial da Transtejo no Seixal.

Em causa está um investimento avaliado em cerca de 52,44 milhões de euros, cujo concurso público já definiu o vencedor, uma empresa das Astúrias, Espanha, a Astilleros Gondan.

Uma decisão que, entretanto, foi impugnada por um outro concorrente, estando todo o processo neste momento dependente da decisão de um tribunal administrativo.

Em declarações ao Jornal Económico, Matos Fernandes disse acreditar que a solução deste impasse “deverá ser resolvida em breve”.

O ministro do Ambiente destacou que as obras efetuadas no terminal do Seixal vão permitir que esses futuros barcos elétricos posssam ser carregados nesta infraestrutura, uma possibilidade que antes não podia ser sequer equacionada e garantiu que “esta interrupção não voltará a repetir-se”.

A Transtejo retomou hoje, dia 14 de dezembro, pelas 06h10m, a ligação fluvial direta entre o Cais do Sodré e o Seixal. A ligação foi interrompida durante 49 dias, mais quatro dias que o previsto inicialmente, para a realização de obras de dragagem e substituição dos pontões do cais do terminal fluvial do Seixal.

Além das obras nos terminal fluvial do Seixal, a Transtejo tem em curso um amplo programa de beneficiação de diversas infraestruturas e de melhoria da frota da Soflusa, no valor global de 6,2 milhões de euros, com o apoio do Fundo Ambiental, como revelou Marina Ferreira, presidente da Transtejo, também presente na cerimónia que assinalou a retoma da ligação fluvial regular entre o Cais do Sodré e o Seixal.

Em janeiro de 2021, a Transtejo vai iniciar a empreitada de reparação e beneficiação, colocação de cobertura, reparação da estrutura e das salas de embarque do cais fluvial do Barreiro.

No cais fluvial de Cacilhas, por estes dias deverá estar concluída a realização do estudo prévio de viabilidade para depois, em janeiro do próximo ano, se iniciar a empreitada de requalificação da infraestrutura.

No cais fluvial do Cais do Sodré, deverá inici9ar-se em janeiro próximo o projeto de requalificação da área envolvente, nomeadamente a respeitante aos ‘ferrys’, para que se inicie, em abril de 2021, a empreitada de requalificação da infraestrutura propriamente dita.

Também para janeiro do próximo ano está previsto o arranque da empreitada de beneficiação, substituição da cobertura, recuperação da estrutura e do pavimento do cais fluvial da Transtejo em Paços de Brandão.

O programa envolve ainda, em todos os terminais e estações fluviais da Transtejo, a colocação de novos equipamentos de estacionamento para bicicletas (início em março de 2021), novos sistemas digitais de informação ao cliente (início em janeiro de 2021), novos quiosques para recarregamento de transporte com multibanco (início a 15 de dezembro de 2020), outras reparações e beneficiações (início em outubro de 2021), além de intervenções na frota de navios da Soflusa, com reparações e docagens (início previsto para janeiro de 2021).

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.