[weglot_switcher]

Travis: Vem aí o gadget que ‘fala’ todas as línguas

Tem reconhecimento de voz e inteligência artificial e promete reconhecer até 80 idiomas em tempo real, incluindo o português do Brasil.
3 Abril 2017, 17h44

Criado por jovens de Roterdão (Holanda), Boston (EUA) e Shenzhen (China), o Travis é um tradutor portátil que permite auxiliar em conversas entre duas pessoas de diferentes dialetos, nomeadamente em situações de reunião internacional ou caso o utilizador em questão esteja a aprender um novo idioma.

O aparelho é composto por uma tela touch, a sua bateria chega a durar até sete dias no modo de espera, 12 horas offline e seis horas online. Está, ainda, integrado um processador Quad-Core para que as informações e conversas sejam organizadas sem que o usuário perca o suporte da tradução em tempo real.

Além disto, o tradutor portátil proporciona microfones embutidos com anulação de ruído, permitindo a conexão de fones de ouvido com ou sem fio. Isto porque, de acordo com os especialistas, é possível que sejam conectados dois fones ao mesmo tempo, para tornar a conversa mais privada, mantendo a tradução em tempo real para ambos os utilizadores.

O dispositivo apresenta o modo online, ativado via Bluetooth, wi-fi ou 4G, sendo que para este último é preciso cartão SIM. Neste modo, estão disponíveis todas as (80) línguas. No entanto, caso o utilizador queira usar o aparelho em modo offline, é-lhe permitido identificar as 20 línguas mais populares, entre elas inglês, português, espanhol, francês mandarim, árabe e alemão.

À venda na plataforma de financiamento coletivo internacional, Indiegogo, por 139 dólares (130 euros), este dispositivo é considerado, pela fabricante, um gadget exclusivo para tradução mais vantajoso que uma aplicação para smartphone, uma vez que permite manter o contacto visual ou a linguagem corporal.

O Travis vai passar a ser comercializado a partir de junho deste ano, mas a pré-venda começou no passado mês de março.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.