[weglot_switcher]

Treinadora conta como salvou atleta na piscina: “foi o mergulho mais rápido da minha vida”

Andrea Fuentes lembrou a rapidez com que foi obrigada a atuar e criticou de forma veemente a atuação dos salva-vidas. Tudo aconteceu nos Mundiais de Natação.
24 Junho 2022, 18h30

A nadadora artística norte-americana Anita Álvarez foi destaque por todo o mundo na última quarta-feira, depois de ter protagonizado um momento dramático, em que perdeu a consciência durante uma prova. A treinadora mergulhou para a piscina e salvou-lhe a vida e contou toda a história do que aconteceu.

Álvarez, de de 25 anos, atuava numa prova a solo quando desmaiou e começou a ir ao fundo da piscina. A sua treinadora, Andrea Fuentes, saltou para a água, ainda vestida, nadou até chegar à atleta, quase no fundo da piscina, levantou-a e colocou-a fora de água.

Minutos mais tarde, os responsáveis desportivos da equipa dos EUA informaram, através das redes sociais, que a nadadora estava fora de perigo.

“Vi-a a afogar-se e nadei o mais rápido que pude. Fiz o mergulho mais rápido da minha vida, mais rápido do que quando me estava a preparar para os Jogos Olímpicos”, recordou a atleta, horas depois do incidente, em declarações à estação de rádio espanhola “Cadena SER”.

Apesar de tudo, a treinadora não deixou de criticar a atuação dos salva-vidas presentes, que ficaram “paralizados”, segundo afirmou. “Estava a gritar-lhes do outro lado da piscina para entrarem na água”, lembra, em esforços que não tiveram sucesso.

Andrea Fuentes reagiu de forma rápida e chegou em poucos segundos à atleta, o que foi fundamental para lhe salvar a vida. Antiga atleta olímpica, a agora treinadora venceu três medalhas de prata e uma de bronze em jogos Olímpicos, 13 em Mundiais e 11 em Campeonatos Europeus. Atualmente é a treinadora principal da equipa dos EUA.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.