Três startups vencem programa de inovação da Prio

As empresas AirCO2 Fintech (Espanha), BeFC (França) e Evyon (Noruega) ganharam a sexta edição do “Jump Start”. “Perante desafios tão importantes como a transformação digital, sustentabilidade e a transição energética, acreditamos que é fundamental dar voz e colaborar com startups”, garante a diretora de I&D da petrolífera.

A Prio escolheu recentemente as três startups vencedoras do programa de inovação “Jump Start 2022”, que regressou em abril para a sua sexta edição, com o lema “Up You Go”, para “levantar” o ecossistema de empreendedorismo. Em 2022, a iniciativa recebeu um total de 90 candidaturas, com origem em mais de 23 países, tendo sido apuradas sete finalistas no bootcamp que se realizou em julho. No entanto, o trio que se destacou foi:

  • AirCO2 Fintech (Espanha), uma plataforma que permite às empresas auditar a sua pegada de carbono em tempo real, e compensar através de um banco de pequenos ou grandes proprietários de bosques e/ou florestas.
  • BeFC (França), que produz pilhas de combustível bioenzimáticas à base de papel, para substituir as baterias convencionais em miniatura, encontradas em dispositivos eletrónicos portáteis, reduzindo assim o impacte ambiental.
  • Evyon (Noruega), que, através de uma abordagem baseada em dados, reaproveita baterias de veículos elétricos descartadas transformando-as em sistemas de bateria de alta qualidade, sustentáveis e escaláveis para mercados em rápido crescimento.

O Jump Start 2022 oferece às vencedoras um valor mínimo de 10 mil euros para desenvolver os seus projetos-piloto, juntamente com a Prio.  Além disso, a quarta classificada recebe acesso direto ao evento da Microsoft ‘Building The Future’, bem como a um ano de incubação no Now Beato, ao longo do qual podem contar uma equipa de acompanhamento.

“Orgulhamo-nos de ter o Jump Start como uma manifestação real do nosso ADN inovador. Perante desafios tão importantes como a transformação digital, sustentabilidade e a transição energética, acreditamos que é fundamental dar voz e colaborar com startups inovadoras para co-criar soluções de grande impacto na sociedade e no planeta. Estamos muito contentes com o resultado desta edição e ansiosos para pôr as mãos na massa e continuar a desenvolver estes projetos de grande potencial”, afirmou a diretora de Investigação, Desenvolvimento e Inovação da Prio, Cristina Correia, em comunicado.

Na edição de 2021 do Jump Start, as empresas vitoriosas Smart Monkey (Espanha) e Brands & Ninjas encontram-se, neste momento, a implementar os seus produtos/serviços. A primeira criou uma plataforma de otimização de rotas com recurso a algoritmia avançada, cuja solução foi testada na empresa de distribuição de gás engarrafado da Prio, na zona da Grande Lisboa. Já a segunda, oriunda de Coimbra, comercializa uma plataforma DaaS (Data as a Service) baseada em crowdsourcing que permite às marcas avaliar a sua presença no ponto de venda em tempo real.

Recomendadas

Black Friday faz volume de pagamentos com Ifthenpay aumentar 18% em novembro

A Ifthenpay, empresa portuguesa especializada e líder de mercado em pagamentos digitais para empresas, anunciou que registou um crescimento de mais 18% ao longo do mês de novembro na movimentação financeira através dos seus pagamentos digitais (+95,5 milhões de euros), e por comparação com período homólogo do ano anterior.

BPI distribui presentes de Natal a crianças no país

A edição de 2022 deverá mobilizar milhares de pessoas – entre trabalhadores sociais, voluntários, colaboradores e clientes do banco – para realizar os desejos de crianças apoiadas por instituições sociais que lutam contra a pobreza infantil em todo o país.

Exigir participação de mulheres em conferências é o novo grito pela igualdade

O BNP Paribas Portugal assumiu o compromisso de garantir 40% de mulheres no Comité Executivo do Banco e no G100 até 2025 e de não participar em conferências em cujos painéis não estejam mulheres. Acordo com movimento francês Jamais Sans Elles foi oficializado no dia 10 de novembro.
Comentários