[weglot_switcher]

Três unicórnios entre as 50 startups com maior crescimento em Portugal. Conheça a lista (com áudio)

Teletrabalho, saúde e criptomoedas. Podiam ser temas aleatórias mas são o foco dos três unicórnios de maior crescimento dos últimos dois anos, liderando uma lista de 50 startups com ADN português.
29 Março 2022, 13h00

O ecossistema das startups nacionais tem apresentado um crescimento imaginável nos últimos anos, melhorando cada vez mais o panorama para quem se lança. Agora, três startups nacionais com o estatuto de unicórnio estão entre as 50 empresas com o crescimento mais rápido dos últimos dois anos.

A Remote, Sword Health e Anchorage Digital conseguiram angariar mais de 100 milhões de dólares em financiamento entre 2020 e 2021, de acordo com o ranking da Rows, o que permitiu que, em conjunto, atingissem um financiamento de 1,2 mil milhões de dólares e uma avaliação de seis mil milhões de dólares.

A Remote, uma plataforma de teletrabalho, é liderada por Job van der Voort e pelo português Marcelo Lebre e foi bastante impulsionada durante a pandemia e atingiu o estatuto de unicórnio a 13 de julho de 2021, depois de um financiamento de 150 milhões. Assim, tornou-se a quinta startup a ser declarada como unicórnio nacional.

A Sword Health é a primeira solução digital para o tratamento de patologias músculo-esqueléticas, criada e liderada por Virgílio Bento desde 2015. A empresa tecnológica de Virgílio Bento foi considerada o sexto unicórnio com ADN nacional, a 22 de novembro de 2021, após fechar uma ronda de investimento no valor de 189 milhões de dólares, algo que empurrou a sua avaliação para os dois mil milhões.

Por sua vez, a Anchorage Digital é liderada por Nathan McCauley e por Diogo Mónica, um luso-americano. Esta é uma plataforma de custódia de ativos digitais responsável pela criação do primeiro banco de criptomoedas nos Estados Unidos. A Anchorage atingiu o estatuto de unicórnio a 15 de dezembro do ano passado, sendo a quinta portuguesa no patamar das mais valiosas, mas mais importante que isso foi o facto de ser a primeira nativa das criptomoedas com ADN português.

“A evolução do ecossistema de startups em Portugal deve ser um motivo de orgulho para a nossa comunidade empresarial e tecnológica. O fenómeno das startups portuguesas já vai para além da Farfetch ou da OutSystems. Temos agora dezenas de empresas – incluindo pelo menos sete avaliadas em mais de mil milhões de dólares – a competir (e vencer) em mercados globais ao lado das melhores startups do mundo”, sustenta Humberto Ayres Pereira, CEO e fundador da Rows, em comunicado.

Além destas, em quarto lugar situa-se a Casafari, uma startup que já se fez nacional apesar da nacionalidade dos seus fundadores. O casal Nils Henning e Mila Suharev fundou a plataforma de dados imobiliários em Portugal e conseguiu conquistar o mercado, tendo alcançado mais de 100 milhões de dólares em financiamento.

A fechar os primeiros cinco lugares está a Infraspeak, uma startup portuense que conseguiu entre 10 a 20 milhões de dólares nos dois últimos anos. A startup liderada por Felipe Ávila da Costa é uma plataforma de gestão inteligente utilizada por empresas de gestão de manutenção e de instalações e expandiu recentemente a sua atividade para mais mercados.

Também a própria Rows se encontra na lista. Fundada por Humberto Ayres Pereira, a startup de tecnologia de informação e serviços atingiu entre 10 e 20 milhões de euros de financiamento entre 2020 e 2021. A tecnológica Stratio, uma plataforma de manutenção preditiva de frotas em tempo real, situou-se em sétimo lugar na lista, tendo alcançado um financiamento entre os mesmos valores das duas startups anteriores.

A lista elaborada pela Rows inclui um total de 50 startups com ADN português, entre as quais se encontram nomes sonantes como a Barkyn (alimentação animal), Kitch (soluções tecnológicas para restaurantes), Replai (criação automática de vídeos de curta duração), Sensei (autonomia tecnológica para lojas físicas), SheerMe (plataforma de bem-estar e beleza) ou Reckon.ai (soluções de inteligência artificial e visão computacional aplicadas ao retalho).

Pode verificar a lista completa aqui.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.