Atualizada às 17h00
O presidente do Tribunal de Contas (TdC), José Tavares, avançou hoje durante uma audição na Comissão de Orçamento e Finanças que a instituição tem planeada uma auditoria à TAP, à luz das repetidas polémicas que envolvem a administração da companhia aérea portuguesa.
“Temos prevista uma auditoria à TAP”, disse o responsável em resposta ao deputado do PSD, Hugo Carneiro. Contactada pelo Jornal Económico, fonte da companhia aérea rejeitou prestar comentários “a esse tipo de assuntos”.
Tavares sublinhou ainda que o TdC pretende continuar à margem de polêmicas, referindo-se aos recentes desenvolvimentos na companhia áerea, mas garante que “acompanha, vê, lê e ouve” aquilo que se passa na TAP.
De recordar que amanhã a CEO da TAP, Christine Ourmières-Widener, será ouvida no Parlamento. A audição foi requerida pelo Chega e em causa está a indemnização de 500 mil euros, paga pela companhia aérea, a Alexandra Reis.
Além de Christine Ourmières-Widener, também o Governo já prestou esclarecimentos sobre o caso na Assembleia da República. A 4 de dezembro, a ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, representou o Executivo e defendeu que o Governo identificou o problema e encontrou soluções.