[weglot_switcher]

Tribunal do Porto julga homem que burlou milhares prometendo empregos com altos salários no Qatar

O alegado burlão está envolvido em mais 115 processos em Portugal, relacionados com burlas, e terá recorrido a identidades falsas para concretizar os esquemas.
2 Março 2018, 10h51

O Tribunal de São João Novo, no Porto, está a julgar um homem por dezenas de crimes de burla, após ter enganado várias pessoas com a promessa de emprego no Qatar, noticia o “Jornal de Notícias” (JN) esta sexta-feira.

Em causa está um esquema de recrutamento montado por Mário Jorge Rodrigues das Neves, de 42 anos, que dizia ser engenheiro e prometia ordenados de quatro a seis mil euros para fazer obras em estádios no Qatar, onde se realizará o Mundial de Futebol de 2022.

O arguido tinha ainda ajuda de um coveiro de Penafiel, que afixava os falsos anúncios de emprego num cemitério da localidade. Segundo o JN, o coveiro também foi enganado por Mário Jorge Rodrigues das Neves.

Os candidatos pagavam 100 euros para se inscreverem nos empregos e, de acordo com o jornal da Global Media, só depois de vários adiamentos dos voos, com despesas em passaportes, vacinas e viagens ao aeroporto é que a burla foi detetada.

O alegado burlão está envolvido em mais 115 processos em Portugal, relacionados com burlas, e terá recorrido a identidades falsas para concretizar este esquema.

O JN refere ainda que 60 operários chegaram a despedir-se de uma empresa metalo-mecânica para se candidatarem aos tais empregos no Qatar, podendo o número de pessoas afetadas pela burla chegar aos “milhares”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.