[weglot_switcher]

Trienal de Lisboa 2022, um olhar sobre o futuro da ecologia em arquitetura

Está tudo a postos para a 6ª edição da Trienal de Arquitetura de Lisboa. “Terra” dá o mote para debater e questionar o futuro que queremos para o planeta e lança vários olhares sobre o papel que a ecologia em arquitetura vai desempenhar nessa construção de um amanhã mais equilibrado.
15 Setembro 2022, 18h00

A 6ª edição da Trienal de Lisboa está prestes a começar e é uma oportunidade para colocar Lisboa no mapa enquanto ponto de passagem obrigatório para se refletir sobre o futuro da ecologia em arquitetura no planeta. Mais do que isso, a Trienal – que nesta edição tem como mote a “Terra” – ambiciona passar uma mensagem clara apelando à ação face às alterações climáticas, à pressão sobre os recursos e às desigualdades socioeconómicas e ambientais.

A Trienal arranca a 29 de setembro e nos três primeiros dias do evento todas as iniciativas estarão de portas abertas ao público para que este possa descobrir as várias dimensões do programa da 6ª edição. Ao longo destes dias, haverá espaço para inaugurar quatro exposições em vários espaços da cidade, para assistir a uma performance, ao anúncio dos  Prémios Trienal de Lisboa Millennium BCP, e, não menos importante, ao lançamento de uma coleção de quatro livros de bolso. No âmbito desta aproximação ao público, destaque ainda para a Festa Terra, no pátio do Palácio Sinel de Cordes, às 23h00 de dia 1 de outubro.

O convite está feito para explorar as diferentes propostas da Trienal, que lhe vão permitir descobrir vários exemplos de arquitetura social, de projetos informais que procuram debelar ou integrar as fragilidades das comunidades, de exemplos de práticas assentes no princípio da reutilização e circularidade.

Como se pode ler no site oficial do evento, “Terra sugere que se reequacione o futuro a partir do cruzamento e intercâmbio de saberes e fazeres que possam coexistir, contribuindo para um futuro mais sustentável do planeta e de quem o habita”.

Tendo esse apelo presente, a Trienal 2022 procura também apresentar algumas ideias visionárias, avançadas pelos participantes que a equipa curatorial – composta por nove personalidades de países tão distintos como Rússia, Holanda, Zimbabué, Índia, México, Chile e Portugal – desafiou para esta 6ª edição.

De salientar que o programa se prolonga até 5 de dezembro e inclui as exposições “Multiplicidade”, no Museu Nacional de Arte Contemporânea, no Chiado, “Retroactivar” no MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, “Ciclos” na Garagem Sul do CCB e ainda “Visionárias” na Culturgest. Além de manter a já habitual rubrica “Talk, Talk, Talk”, que irá decorrer nos dias 26, 27 e 28 de Outubro, na Fundação Calouste Gulbenkian, a par da apresentação de vários Projetos Independentes e do Concurso Prémio Universidades, Prémio Début e Prémio Carreira.

As atividades educativas também não vão faltar. São dirigidas a todas as idades e vão desde workshop e tertúlias para adultos a visitas guiadas às exposições para escolas ou grupos e oficinas para crianças. Basta inscrever-se através do email actividades@trienaldelisboa.com

Pode consultar aqui a programação completa.

 

6.ª edição da Trienal de Lisboa – Terra

29 de Setembro a 5 de Dezembro de 2022

Dias inaugurais 29 de Setembro a 1 de Outubro de 2022

Talk, Talk, Talk: 26, 27 e 28 de Outubro de 2022

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.