Trilho Panorâmico do Tejo, ver o rio entre castelos e esculturas

Fevereiro, dito “mês dos namorados”, promete namoro com Almourol à vista. Para todos os apaixonados, especialmente por caminhadas. Chama-se Trilho Panorâmico do Tejo e vai ser inaugurado no próximo mês.

O caminho já cá estava. É antigo e está a ser requalificado. Acompanha o rio, da foz do Zêzere em Constância, pela margem direita do Tejo, por terras de Vila Nova da Barquinha. Tem cerca de 11,5km, ao longo dos quais serão integrados passadiços, corrimões, miradouros e áreas de lazer.

A câmara de Vila Nova promete inaugurar o Trilho Panorâmico do Tejo em fevereiro, depois dos trabalhos iniciados em outubro, que incidiram em especial no acesso ao Cais Pai-Avô, na freguesia de Praia do Ribatejo. O caminho que está na génese do trilho  era conhecido localmente, pois servia de “pista” para provas BTT, como a “Almourol à Vista”.

A paisagem é, sem dúvida, um dos pontos fortes do trilho, mas convém não descurar outras atrações, como o pitoresco Castelo de Almourol, o Fluviário Foz do Zêzere, a Igreja Matriz de Tancos, ou o pouco conhecido Parque de Escultura Contemporânea, um verdadeiro museu ao ar livre com cerca de 7 hectares, que reúne os nomes mais representativos da escultura contemporânea portuguesa. E se a História for outra das suas paixões, pode ainda visitar o Centro de Interpretação Templário, no centro da Vila.

De regresso ao Trilho Panorâmico, refira-se que o ponto de partida, ou chegada, pode ser o Fluviário (Centro Náutico de Constância), cujas vistas sobre Constância e a foz do Zêzere no ponto onde abraça o Tejo são particularmente inspiradoras.

Ao longo do passeio até Praia do Ribatejo poderá avistar cegonhas, mas se tal não acontecer, a flora será sempre boa companhia. Depois, o trilho segue pelo Cais Pai-Avô, passa pela fonte da Galiana, pelo Castelo de Almourol – que no ano passado celebrou 850 anos –, vila de Tancos e Cais d’el Rei, e termina em Vila Nova da Barquinha, outrora importante porto fluvial. Testemunho disso são alguns belos edifícios do século XIX e a toponímia das suas ruas, que remete para os tempos da navegabilidade do maior rio da península.

Pode consultar mais detalhes sobre o Trilho Panorâmico do Tejo no site do Turismo do Centro. Bom passeio!

Recomendadas

Portugal-França: a Temporada Cruzada continua a agitar o mês de agosto

Ao oitavo mês, a Temporada Cruzada Portugal-França não dá tréguas a quem procura alimento para os sentidos, com propostas que vão da instalação sonora à subversão do privado. Quem disse que agosto é ‘silly’?

Livro: “Viagens de Mandeville”

A literatura de viagens medieval tinha os seus cânones. Um deles era a descrição de povos grotescos que viveriam do outro lado do mundo. Mandeville, ao narrar as “suas” viagens, não impôs qualquer travão à sua imaginação.

Andrea Bocelli dá dois concertos no Altice Arena em Lisboa em 2023

O tenor italiano sobe ao palco a 30 de junho e 1 de julho, fazendo-se o tenor acompanhar por uma orquestra e um coro.
Comentários