Trinta e seis dias de invasão russa. Ponto de situação no terreno

O 36º dia de guerra na Ucrânia é marcado sobretudo por consequências económicas e sociais depois de Putin ter exigido o pagamento de gás russo em rublos, que já foi rejeitado pela Alemanha e França. Na Ucrânia, surgem avisos de que as tropas russas não estão a retirar, e Zelensky diz estar preparado e pede mais armas e sanções.

O 36º dia de guerra na Ucrânia é marcado sobretudo por consequências económicas e sociais depois de Putin ter exigido o pagamento de gás russo em rublos, que já foi rejeitado pela Alemanha e França. Na Ucrânia, surgem avisos de que as tropas russas não estão a retirar, e Zelensky diz estar preparado e pede mais armas e sanções. Estas e mais notícias em baixo:

Recomendadas

Zelenskiy alerta membros da NATO que Moscovo procura “nova ordem mundial”

“Esta não é uma guerra travada pela Rússia apenas contra a Ucrânia. Esta é uma guerra pelo direito de ditar as condições na Europa e como será a futura ordem mundial”, afirmou Zelenskiy num discurso por videoconferência durante a cimeira da NATO em Madrid.

PM britânico diz que invasão da Ucrânia é exemplo de “masculinidade tóxica” de Putin (com áudio)

Durante a cimeira da NATO em Madrid, marcada pela guerra na Ucrânia, Johnson garantiu que a Rússia não teria iniciado o conflito caso estivesse uma mulher no lugar de Putin à frente do Kremlin. 

Revista de imprensa internacional: as notícias que estão a marcar a atualidade global

Turquia levanta veto à adesão da Finlândia e da Suécia à NATO; Stoltenberg espera que Suécia e Finlândia se tornem membros da NATO rapidamente; Independência da Escócia: 19 de outubro de 2023 proposto como data para novo referendo
Comentários