Troika regressa a Portugal e juros da dívida descem a 5 e 10 anos

Os juros da dívida soberana de Portugal estavam a subir a dois anos e a descer a cinco e dez anos, no dia em que a troika regressa a Portugal para a primeira monitorização pós-programa de ajuda financeira. Esta é a primeira monitorização semestral que a missão da ‘troika’ irá continuar a fazer até que […]

Os juros da dívida soberana de Portugal estavam a subir a dois anos e a descer a cinco e dez anos, no dia em que a troika regressa a Portugal para a primeira monitorização pós-programa de ajuda financeira.

Esta é a primeira monitorização semestral que a missão da ‘troika’ irá continuar a fazer até que o país reembolse a maioria dos empréstimos.

O Programa de Assistência Económica e Financeira (PAEF) terminou em maio, mas tanto o Fundo Monetário Internacional (FMI) como a Comissão Europeia vão manter missões regulares a Portugal até que o país reembolse a maioria dos empréstimos, o que no caso do Fundo deverá ser em 2022 e de Bruxelas em 2035.

Pelas 09h30 em Lisboa, os juros a dois anos estavam a subir para 0,904%, acima dos 0,862% de terça-feira.

Na maturidade dos cinco anos, os juros no mercado secundário estavam a descer dos 2,015% para 1,965%.

No mercado secundário de dívida, no prazo de 10 anos, os juros de Portugal estavam a recuar dos 3,400% da véspera para os 3,349%.

OJE/Lusa

Recomendadas

PremiumReserva Federal penaliza mercados

A postura mais ‘hawkish’ do que o esperado do banco central norte-americano empurra os mercados para perto de mínimos do ano.

Wall Street encerra semana com principais índices a perder mais de 1,50%

O Dow Jones encerrou o dia a ceder 1,62% para 29.590,41 pontos, o S&P500 a perder 1,67% para 3.695,10 pontos e o tecnológico Nasdaq a recuar 1,80% para 10.867,93 pontos.

Euro e libra recuam para mínimos de décadas face ao dólar

O euro e a libra terminaram hoje a semana a recuar para mínimos de décadas face ao dólar, com as moedas europeias pressionadas por receios de recessão e o dólar a beneficiar do estatuto de ativo seguro.