[weglot_switcher]

Trump acusa Pentágono de travar guerras para beneficiar empresas produtoras de armas

Após os comentários do presidente americano, vários oficiais revelaram à CNN que as relações entre Donald Trump e a liderança do Pentágono estão cada vez mais tensas.
9 Setembro 2020, 15h54

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou altos funcionários do Pentágono, sem os identificar, apontado que estavam mais empenhados em travar guerras com o objetivo de aumentar o lucro das empresas que produzem material de defesa.

Os soldados são “as pessoas mais importantes no Pentágono, provavelmente não são porque não querem fazer nada além de lutar para que todas aquelas empresas maravilhosas que fazem bombas e aviões e tudo o resto sejam felizes “, apontou Donald Trump numa entrevista emitida pela rede de televisão CNN, na segunda-feira, 7 de agosto.

Após os comentários do presidente americano, vários oficiais revelaram à CNN que as relações entre Donald Trump e a liderança do Pentágono estão cada vez mais tensas.

Antes das mais recentes críticas, em novembro, Donald Trump já tinha falado sobre os militares sepultados no cemitério de Aisne-Marne de forma depreciativa, durante uma viagem à França para comemorar o 100º aniversário do fim da Primeira Guerra Mundial, uma informação avançada pela revista “The Atlantic” confirmada pela CNN.

Segundo a CNN, Donald Trump negou as acusações e disse que a reportagem da revista “The Atlantic” era “vergonhosa”. “Pensar que faria declarações negativas aos nossos militares quando ninguém fez o que eu fiz, com os orçamentos e o orçamento militar. É uma situação vergonhosa, por uma revista que é uma revista horrível, eu não leio “, garantiu o candidato republicano.

O secretário de Estado Mike Pompeo assegurou à “Fox News” na sexta-feira, 3 de setembro, que nunca ouviu o presidente usar a linguagem descrita no artigo. “Eu também sou um veterano. Preocupo-me profundamente com esses jovens. Tenho visto o presidente honrá-los em todas as situações em que estive com ele”, acrescentou Pompeo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.