Trump ou Clinton: Quem conquistou a confiança dos norte-americanos?

Eis o mapa dos EUA com os resultados das eleições norte-americanas que opuseram a democrata Hillary Clinton e o republicano Donald Trump.

Quando estão contados 99% dos votos naquele estado, Trump obteve 49,1%, contra 47,7% para a sua adversária democrata, Hillary Clinton.

Assim, até agora, Trump conquistou 197 votos eleitorais e Hillary, 131, dos 270 (de um total de 538) de que necessitam para garantir a eleição.

Ambos os candidatos passaram bastante tempo em campanha na Florida: Trump chama ao estado a sua “segunda casa” e sabia-se que uma vitória ali seria vital para lhe abrir caminho para a Casa Branca.

O Presidente norte-americano cessante, Barack Obama, ganhou na Florida tanto em 2008 como em 2012 e, nas eleições de 2000, foi ali que ficou decidida a vitória do republicano George W. Bush, com a obtenção dos 29 votos eleitorais, sobre o democrata Al Gore, embora este tenha ganhado em termos de voto popular

A vitória do republicano populista de 70 anos neste estado é um golpe nas expectativas de Hillary, de 69 anos, de se tornar a primeira mulher Presidente na história dos Estados Unidos.

Recomendadas

Censos mostram que parque habitacional cresceu 1,7% entre 2011 e 2021

O crescimento do alojamento em Portugal abrandou na última década, condicionado por crises da dívida soberana e pela pandemia, e as assimetrias no país mantêm-se: o litoral concentra a maioria da residência habitual e as casas com três ou mais divisões em excesso ultrapassam as situações de sobrelotação.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quarta-feira.

Bruxelas paga 1,8 mil milhões a Portugal no âmbito do PRR

Em comunicado, a Comissão Europeia adianta que o pagamento de hoje “foi possível graças ao cumprimento de Portugal nos 20 marcos e alvos relacionados com a segunda parcela”. 
Comentários