[weglot_switcher]

Trump ou Clinton: Quem conquistou a confiança dos norte-americanos?

Eis o mapa dos EUA com os resultados das eleições norte-americanas que opuseram a democrata Hillary Clinton e o republicano Donald Trump.
9 Novembro 2016, 06h07

Quando estão contados 99% dos votos naquele estado, Trump obteve 49,1%, contra 47,7% para a sua adversária democrata, Hillary Clinton.

Assim, até agora, Trump conquistou 197 votos eleitorais e Hillary, 131, dos 270 (de um total de 538) de que necessitam para garantir a eleição.

Ambos os candidatos passaram bastante tempo em campanha na Florida: Trump chama ao estado a sua “segunda casa” e sabia-se que uma vitória ali seria vital para lhe abrir caminho para a Casa Branca.

O Presidente norte-americano cessante, Barack Obama, ganhou na Florida tanto em 2008 como em 2012 e, nas eleições de 2000, foi ali que ficou decidida a vitória do republicano George W. Bush, com a obtenção dos 29 votos eleitorais, sobre o democrata Al Gore, embora este tenha ganhado em termos de voto popular

A vitória do republicano populista de 70 anos neste estado é um golpe nas expectativas de Hillary, de 69 anos, de se tornar a primeira mulher Presidente na história dos Estados Unidos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.