[weglot_switcher]

Trump confirma: EUA saem do Acordo de Paris

Presidente norte-americano anunciou o que a imprensa dos EUA já tinha antecipado nos últimos dias: a saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris.
  • Jonathan Ernst/REUTERS
1 Junho 2017, 19h50

Donald Trump vai anunciar a retirada dos EUA do Acordo de Paris, de acordo com informação avançada pela Agência Reuters, cumprindo assim a tendência que tinha sido antecipada pelos órgãos de comunicação social norte-americanos.

Antes, a ameaça de retirada já tinha chegado pela rede social já tantas vezes utilizada: “Anunciarei a minha decisão sobre o Acordo de Paris nos próximos dias”.

Os órgãos de comunicação social norte-americanos têm noticiado nos últimos dias que Trump já tomou a sua decisão e que os EUA vão mesmo abandonar o Acordo de Paris, sendo que a Associated Press citou um responsável da Casa Branca referindo que Donald Trump deverá mesmo anunciar a saída.

Concluído no final de 2015 em Paris, por mais de 190 países e sob a égide da ONU, este acordo visa limitar a subida da temperatura mundial reduzindo as emissões de gases com efeito de estufa.

Assim, tratado destina-se a reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e, assim, limitar o aumento das temperaturas a 1,5 graus centígrados em relação à era pré-industrial.

Os EUA são o segundo maior emissor de gases poluentes do mundo, a seguir à China, e a sua participação no acordo de Paris é fundamental tanto para travar as alterações climáticas como para financiar as ajudas aos países que mais sofrem os efeitos do aquecimento global.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.