[weglot_switcher]

Trump dá “grande nota negativa” aos media pela cobertura dos primeiros 100 dias do mandato

O presidente dos EUA diz que a administração tem cumprido as promessas. Trump atacou de novo os media, desta vez com ironia, dizendo que estava contente por estar longe do jantar dos correspondentes da Casa Branca, um evento que vê como “muito aborrecido”.
  • Kevin Lamarque/REUTERS
30 Abril 2017, 10h26

Em modo de juri ou examinador, Donald Trump disse que os media merecem uma “grande, grande nota negativa” pela cobertura noticiosa dos primeiros 100 dias da sua administração na Casa Branca. Num comício em Harrisburg, no estado do Pensilvânia, Trump afirmou que a administração tem “cumprido todos os dias, mantendo promessa após promessa e, sinceramente, as pessoas estão muito contentes com isso”.

O presidente norte-americano faltou ao tradicional jantar anual dos correspondentes na Casa Branca e sublinhou que não se arrepende da decisão, antes pelo contrário.  Adotando um tom irónico, Trump recordou que : “há um grande grupo de atores de Hollywood e media de Washington a consolarem-se uns aos outros num salão de bailes num hotel na nossa capital neste momento”, adiantando que o evento iria ser “muito aborrecido”.

O republicano elencou alguns dos sucessos nos primeiros 100 dias da presidência, incluindo a aprovação dos gasodutos Keystone XL e Dakota Access, a rejeição da proposta para um acordo comercial com a Ásia e um reforço das medidas de segurança que levaram a uma queda na entrada ilegal de pessoas nos EUA pela fronteira com o México.

“O mundo está a perceber a mensagem: quem tentar entrar nos EUA de forma ilegal, vai ser apanhado, detido, deportado ou vai para a prisão”, referiu. Trump desvalorizou os problemas que tem enfrentado para passar algumas das medidas no Congresso, por exemplo o desmantelar do Obamacare, a construção do muro com o México, acusando os democratas por esses bloqueios e afirmando que todas as promessas vão ser cumpridas”.

“Vamos constuir o muro, pessoal, nem se preocupem com isso”, vincou.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.