[weglot_switcher]

Trump é mais popular que Hillary Clinton, diz sondagem

Uma sondagem realizada pela Bloomberg coloca Trump acima de Clinton no índice de popularidade. Com 41% de aprovação, Trump está dois pontos acima da sua rival nas Presidenciais de 2016.
  • Jim Lo Scalzo/REUTERS
18 Julho 2017, 12h13

No que toca a popularidade, Donald Trump tem obtido resultados historicamente baixos entre os presidentes dos EUA. No entanto, a mais recente sondagem da Bloomberg pode oferecer algum conforto ao magnata, pois a sua antiga rival, Hillary Clinton, conseguiu resultados piores que o presidente.

A candidata do Partido Democrata norte-americano às eleições presidenciais de 2016 é vista de forma favorável por 39% dos americanos, dois pontos abaixo do atual presidente. Este é o segundo pior resultado da ex-candidata desde que a sondagem da Bloomberg passou a incluir o seu nome, em setembro de 2009.

Os dados do inquérito apontam para que a antiga Secretária de Estado dos EUA tenha perdido popularidade entre os eleitores que votaram nela em novembro de 2016. Mais de 20% dos seus eleitores dizem ter uma visão impopular de Clinton, um valor claramente superior aos 8% dos votantes que responderam da mesma forma na sondagem da Bloomberg realizada dias antes das eleições. Pelo contrário, são apenas 6% os eleitores de Trump que deixaram de se identificar com o atual presidente.

O especialista J.Ann Selzer, que supervisionou a sondagem, revela: “O descontentamento tem crescido entre os apoiantes de Hillary Clinton, apesar de ela se ter mantido longe da ribalta. E isso não é sintomático do partido, porque os resultados de outros democratas são bons”.

Em entrevistas de seguimento realizadas a alguns dos participantes, os votantes em Clinton afirmam que a sua visão negativa da antiga primeira-dama não se prende com o facto de ter perdido as eleições, diz a Bloomberg. Os comentários recebidos incidem principalmente na angústia existente entre os democratas acerca de como se posicionarem na oposição a Trump e ao Partido Republicano em 2018 e nos anos vindouros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.