[weglot_switcher]

Trump mantém-se irredutível: muro de aço em vez de cimento na fronteira com o México

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaça mesmo manter o“shutdown” por “meses ou até anos”.
7 Janeiro 2019, 11h23

O presidente norte-americano, Donald Trump, não pretende recuar à medida que os EUA entram na terceira semana de “shutdown”. Este domingo, na rede social Twitter, escreveu que um muro em aço é “ao mesmo tempo mais forte e menos intrusivo” e que a solução poderá ser “fabricada nos EUA”.

O governo norte-americano está hoje no 14.º dia de paralisação de shutdown (paralisação de nove departamentos do governo norte-americano) devido à insistência de Trump em obter financiamento para a construção de um muro na fronteira com o México. Um plano que conta com a oposição dos democratas.

“Esta é uma batalha muito importante de se ganhar em termos de segurança”, disse Trump aos jornalistas na Casa Branca, citado pela Reuters. “A barreira, ou muro, pode ser de aço em vez de cimento, se isso ajudar”, referiu o presidente norte-americano.

A construção do muro foi uma das principais promessas de campanha de Trump, com objetivo de impedir a imigração ilegal.

Trump disse também estar disposto a declarar o estado de emergência nacional e não recua na intenção de conseguir o orçamento para a construção do muro – um orçamento no valor de mais de cinco mil milhões de dólares.

Segundo o líder da minoria democrata no Senado, Chuck Schumer, citado pela CNBC, Trump ameaçou manter os nove departamentos encerrados “durante um longo período de tempo — meses ou mesmo anos — até conseguir o financiamento para o muro”.

No entanto, o vice-presidente Mike Pence foi nomeado “pivot” das negociações durante o fim de semana e mostrou-se optimista: “Vamos trabalhar intensamente durante o fim de semana, trabalhamos de boa-fé”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.