[weglot_switcher]

Trump pede dura pena de prisão para ex-advogado

Michael Cohen, que procura cooperar com a Justiça para reduzir uma eventual condenação, admitiu ter mentido sobre os negócios do presidente em Moscovo.
  • Executive Producer and Host of NBC Network’s “The Celebrity Apprentice,” Donald Trump poses for a portrait, on Tuesday, Feb. 26, 2013 in New York. (Photo by Dan Hallman/Invision/AP)
4 Dezembro 2018, 08h41

O presidente Donald Trump pediu uma sentença pesada para o seu ex-advogado Michael Cohen, que na semana passada se declarou culpado perante um tribunal em Manhattan por mentir ao Congresso para tentava esconder o verdadeiro alcance dos negócios do presidente Donald Trump em Moscovo durante sua campanha para as eleições presidenciais.

O presidente interfere assim mais uma vez num processo judicial em andamento contra um seu ex-fiel colaborador, que tenta reduzir a sua possível sentença através da cooperação nas investigações do promotor especial Robert Mueller, que investiga a interferência russa nas eleições de 2016 e a possível intromissão do Kremlin.

Cohen também se declarou culpado, em agosto, de fuga aos impostos e financiamento ilegal da campanha, entre outras acusações.

“Michael Cohen pede ao juiz para não ser sentenciado à prisão. Quer dizer que se podem fazer todas aquelas coisas terríveis (…) e não pagar com uma longa sentença de prisão?”, questionou o presidente na sua habitual inventiva de tweets logo pela manhã. “Ele mentiu (…) e deve, na minha opinião, cumprir uma pena completa “, acrescentou Trump.

É no mínimo incomum um presidente comentar esse teor sobre um processo judicial em andamento. Os advogados de Cohen pediram ao juiz para que este não fosse sentenciado com prisão, alegando que o seu cliente está a cooperar com o promotor especial Mueller, cuja investigação Trump se refere como uma “caça às bruxas”. Trump já antes tinha falado sobre o assunto: na semana passada, chamou Cohen um homem “fraco” e mentiroso depois de ele se ter dado como culpado.

O presidente também atacou Mueller, o alvo favorito de seus tweets matutinos. “Bob Mueller (que é um homem muito diferente do que muitas pessoas pensam) e o seu bando descontrolado de democratas furiosos não querem a verdade, só querem mentiras. A verdade é muito má para a sua missão!”, twittou. Robert Mueller, um republicano, foi apontado como promotor especial para a investigação da conspiração russa pelo também ex-procurador-geral republicano Rod Rosenstein, outro ex-amigo de Trump.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.