[weglot_switcher]

Trump quer Conte de volta ao poder em Itália, com elogio no Twitter

“Representou a Itália poderosamente no G7. Ama muito o seu país e tem boas relações com os Estados Unidos”, assumiu Trump. O encontro dos dois representantes aconteceu na cimeira do G7 em Biarritz.
28 Agosto 2019, 07h42

Itália está a passar por uma crise política, com uma guerra aberta entre o Movimento 5 Estrelas e o Partido Democrático. Um dos resultados desta crise foi a demissão do primeiro-ministro, Giuseppe Conte, a 20 de agosto.

Apesar de ter apresentado a demissão do cargo de chefe de governo, Conte participou na cimeira do G7, em Biarritz. No entanto, parece que ninguém avisou Donald Trump, uma vez que este continua a chamar Giuseppe Conte de primeiro-ministro.

Na sua conta do Twitter, Donald Trump fez o rescaldo de toda a cimeira e num tweet elogiou e mostrou apoio ao italiano. “As coisas estão a começar a correr bem ao respeitado primeiro-ministro da República Italiana, Giuseppe Conte”, lê-se na rede social do presidente norte-americano.

“Representou a Itália poderosamente no G7. Ama muito o seu país e tem boas relações com os Estados Unidos”, assumiu Trump. “Um homem muito talentoso que se espera que permaneça primeiro-ministro”, esclareceu na rede social.

Ainda assim, esta não é a primeira vez que Trump elogia Conte. Em 2018, Giuseppe Conte dirigiu-se à Casa Branca, em visita oficial, e Trump teceu elogios ao “bom trabalho”, com foco na área da imigração, uma vez que os dois governos têm revelado ser contra o acolhimento de refugiados e migrantes.

Durante as últimas semanas, o governo italiano tem procurado encontrar um solução política que permita uma coligação governamental. Com as negociações ainda em curso, o Partido Democrático cedeu perante o Movimento 5 Estrelas e aceitou que Giuseppe Conte permanecesse como primeiro-ministro de Itália, algo que alegra Donald Trump.

No entanto, o destino do agora ex-primeiro-ministro ainda se encontra em suspenso, enquanto o presidente italiano continua com as audições esta quarta-feira, sendo que só falta ouvir os anti-sistema do Movimento e os Democratas de centro-esquerda. Estes dois partidos estão a tentar formar um novo governo, com Conte ainda no poder, para substituir a coligação existente entre o Movimento 5 Estrelas e a Liga, de extrema-direita, de Matteo Salvini.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.