[weglot_switcher]

Trump recusa desistir de convenção de lobby de armas no Texas apesar de massacre em escola

A National Rifle Association (NRA) tem sido um financiador chave, confiável, dos políticos conversadores há décadas. Em troca, o Partido Republicano levou a cabo políticas que permitiram aos americanos ter fácil acesso às mesmas armas de estilo militar usadas no massacre de Uvalde, no Texas.
26 Maio 2022, 18h14

O ex-presidente norteamericano Donald Trump recusa desistir de realizar o seu discurso na convenção anual da National Rifle Association (NRA)— a principal lobista de armas nos EUA — no Texas, apesar de acontecer na mesma semana em que um tiroteio numa escola primária matou 19 crianças e dois adultos a menos de 500 quilómetros, avança o “The Telegraph”.

Em comunicado publicado na rede social que criou, “Truth Social”, Trump anunciou que vai manter o seu “compromisso de longa data” de falar na convenção, onde disse que faria “um discurso importante para a América”. “A América precisa de soluções reais e liderança real neste momento, não políticos e partidarismo”, disse, acrescentando que vai “continuar a orar pelas vítimas, pelas suas famílias e por toda a nação”.

A própria NRA condenou o tiroteio em comunicado na quarta-feira, apelidando-o de um “crime horrível e maléfico”. “Quando nos reunimos em Houston, refletiremos sobre estes eventos, rezaremos pelas vítimas, reconheceremos os nossos membros patrióticos e comprometer-nos-emos a redobrar o nosso compromisso de tornar as nossas escolas seguras”, acrescentou.

O encontro, que acontece pela primeira vez desde a pandemia, vai reunir outros altos quadros dos republicanos, incluindo o governador do Texas Greg Abbott e o senador Ted Cruz.

O grupo pró-armas tem sido um financiador chave, confiável, dos políticos conversadores há décadas. Em troca, o Partido Republicano levou a cabo políticas que permitiram aos americanos ter fácil acesso às mesmas armas de estilo militar usadas no massacre de Uvalde, no Texas, na terça-feira, bem como no tiroteio racialmente motivado que matou dez pessoas  em Buffalo, Nova York, no dia 13.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.