[weglot_switcher]

Trump sobre a detenção de Michael Cohen: “Ele era advogado, é suposto saber a lei”

Trump desmente as declarações de Cohen e diz que o ex advogado assumiu culpa para “envergonhar o presidente e obter uma sentença de prisão muito reduzida”.
13 Dezembro 2018, 16h48

Um dia depois de o ex-advogado do presidente norte-americano ter sido condenado a três anos de prisão, Donald Trump manifestou-se em três tweets, dizendo que Michael Cohen declarou-se culpado para “envergonhar o presidente e obter uma sentença de prisão muito reduzida”.

Apesar de Michael Cohen ter admitido, perante o tribunal de Nova Iorque, que Trump forçou-o a “seguir o caminho da escuridão e não da luz” e que assume  “total responsabilidade por todos os atos” de que é acusado, acrescentando que a sua fraqueza “foi a lealdade a Trump”, o presidente nega todas as declarações.

Na rede social, o presidente sublinhou nunca ter incentivado o ex advogado a quebrar a lei, e relembra que ”ele era advogado, é suposto saber a lei”.

Segundo o “The Washington Post”, estão em causa múltiplos crimes, incluindo mentir ao Congresso sobre um possível acordo negocial com Trump em Moscovo e comprar o silêncio duas mulheres –  atriz pornográfica Stormy Daniels e a modelo da Playboy Karen McDougal – que, durante a campanha presidencial de 2016, alegaram ter mantido relacionamentos íntimos com o então candidato republicano. Michael Cohen irá cumprir uma sentença de três anos a partir de abril 2019.

Mais tarde, durante a manhã desta quinta-feira, 13 de dezembro, Trump analisou o caso de Michael Flynn, o conselheiro formal de segurança nacional do presidente, que admitiu ser culpado de mentir ao FBI sobre seus contatos com o embaixador russo nos EUA. “Eles querem assustar todos e inventar histórias a partir dos mais pequenos mal-entendidos”, disse Trump, referindo-se ao tratamento das testemunhas pelo conselho especial na investigação atual.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.