Trump vai retirar EUA do Acordo Comercial Trans-Pacífico

Reduzir as regulações governamentais, investigar abusos nos programas de vistos e cancelar algumas restrições à produção de energia, incluindo de gás de xisto, gás e carvão, são outras medidas anunciadas por Donald Trump.

Mike Segar/Reuters

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, divulgou um vídeo nesta segunda-feira no qual enunciou algumas medidas que tomará no seu primeiro dia na Casa Branca, no dia 20 de janeiro, incluindo a retirada dos EUA do acordo comercial Trans-Pacífico.

Trump também disse que emitirá uma ordem reduzindo as regulações governamentais, direcionando o Departamento de Trabalho para investigar abusos em programas de vistos e cancelando algumas restrições à produção de energia, incluindo de gás de xisto, gás e carvão.

O acordo Trans-Pacífico é um acordo de comércio livre estabelecido entre doze países banhados pelo Oceano Pacífico, relativo a questões políticas e económicas, que foi alcançado em cinco de outubro de 2015 após sete anos de negociações. O objetivo declarado do acordo é o de “promover o crescimento económico; apoiar a criação e manutenção de postos de trabalho, reforçar a inovação, a produtividade e a competitividade; elevar os padrões de vida, reduzir a pobreza, e promover a transparência, a boa governação e proteção ambiental.”

Recomendadas

PremiumEUA dão segundo maior contributo nas exportações portuguesas à boleia do dólar

A importância dos EUA como importador a Portugal reforça-se com um dólar mais forte, mas as compras energéticas, cifradas em dólares, e a desaceleração da economia global contrariam a rota de crescimento do mercado americano.

EUA: Criação de emprego fica nos 263 mil postos em setembro

O número para setembro fica abaixo da média dos oito primeiros meses do ano, que chegou a 439 mil, numa altura em que se começam a sentir os efeitos da subida das taxas de juro e da elevada inflação. Ainda assim, o desemprego recuou para 3,5%, sublinhando a rigidez do mercado laboral americano.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta sexta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta sexta-feira.
Comentários