Tsipras ataca Schauble: “Perdeu o sangue frio”

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, anunciou hoje a votação, no parlamento, de medidas sociais a partir de sexta-feira, data limite dada pelo Eurogrupo à Grécia para pedir uma extensão do seu programa de ajuda. Estas medidas “vão fortalecer os empregados, os desempregados, as pequenas e médias empresas e vão relançar a economia”, explicou Tsipras. As […]

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, anunciou hoje a votação, no parlamento, de medidas sociais a partir de sexta-feira, data limite dada pelo Eurogrupo à Grécia para pedir uma extensão do seu programa de ajuda.

Estas medidas “vão fortalecer os empregados, os desempregados, as pequenas e médias empresas e vão relançar a economia”, explicou Tsipras.

As medidas contrariam as recomendações do programa de ajuda.

“A Grécia não aceita as condições e os ultimatos”, afirmou Tsipras perante os deputados do seu partido da esquerda radical Syriza.

Tsipras acusou ainda o ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schauble, de ter “perdido o seu sangue frio” e de se ter “dirigido de modo humilhante à Grécia” quando referiu ter “pena dos gregos” durante as discussões do Eurogrupo na segunda-feira em Bruxelas.

“Com grande respeito e amizade, gostaria de lhe dizer que devia ter pena das pessoas que andam com as cabeças dobradas”, disse Tsipras, numa referência à recusa da Grécia de se curvar perante a Alemanha em termos de austeridade.

As medidas sociais vão enfrentar a “crise humanitária causada pelos erros na receita do resgate”, disse.

“Esta é a dívida que devemos pagar primeiro. Não vamos trair a confiança do povo grego”, adiantou.

OJE/Lusa

Recomendadas

Revista de imprensa nacional: as notícias que estão a marcar esta sexta-feira

Saiba quais os destaques das capas dos principais jornais nacionais.

PremiumEconomistas e empresários aplaudem redesenho das regras orçamentais em 2024

Economistas salientam mais transparência com redução da dívida à medida de cada Estado. Associações empresariais frisam oportunidade para ajustamentos mais longos para Estados que promovam crescimento e investimento público.

Jogos online. Portugueses apostaram 31 milhões de euros por dia em 2022

Os apostadores nacionais investiram 1.482,1 milhões de euros em apostas desportivas, enquanto os jogos de fortuna ou azar representaram um volume de 9.938,8 milhões de euros.