Tsipras reuniu com líderes da EU e diz-se “muito otimista”

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, afirmou-se hoje “muito otimista” em alcançar um acordo com os seus parceiros europeus, depois de encontros em Bruxelas com os presidentes das três instituições da União Europeia. “Estou muito otimista depois destas discussões de que estamos no caminho certo. Claro que não temos ainda um acordo, mas estamos na direção […]

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, afirmou-se hoje “muito otimista” em alcançar um acordo com os seus parceiros europeus, depois de encontros em Bruxelas com os presidentes das três instituições da União Europeia.

“Estou muito otimista depois destas discussões de que estamos no caminho certo. Claro que não temos ainda um acordo, mas estamos na direção certa para encontrar um acordo viável”, declarou Tsipras numa curta declaração à imprensa, na companhia do presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz.

Tsipras, que da parte da manhã foi também recebido pelo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e do Conselho, Donald Tusk – reuniões após as quais não foram prestadas declarações à imprensa -, disse que os seus objetivos passam por “respeitar a soberania do povo grego” e o “claro mandato” que lhe foi dado (referindo-se às eleições de 25 de janeiro passado).

No entanto, garantiu que, “ao mesmo tempo”, respeita as regras da UE, sendo neste quadro que pretende alcançar um “acordo viável” sobre a dívida grega.

 

OJE/Lusa

Recomendadas

FMI aprova 14,4 mil milhões para a Ucrânia, primeiro financiamento do género a um país em guerra

A decisão abre caminho ao desembolso imediato de uma tranche de 2,5 mil milhões de euros a Kiev, com a contrapartida da realização de reformas ambiciosas, sobretudo no sector de energia.

Rússia torna-se presidente do Conselho de Segurança da ONU

A última vez que a Rússia assumiu a presidência do Conselho foi a fevereiro de 2022, no mesmo mês em que invadiu a Ucrânia.

“Ainda estou vivo”. Papa Francisco sai do hospital e assegura missa da Páscoa

À saída da unidade hospitalar, o Sumo Pontífice ainda esteve alguns minutos à conversa com os fiéis e com a comunicação social.