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TST escolhe tecnologia de ponta da Stratio para modernizar frota da Carris Metropolitana

O contrato global para este projeto da TST é válido por sete anos e inclui a gestão da operação de 339 autocarros nos concelhos de Almada, Seixal e Sesimbra.
  • Foto cedida
16 Março 2022, 10h30

A TST, empresa de transporte público rodoviário de passageiros do grupo Arriva, um dos maiores grupos de transportes públicos a nível mundial detido pela germânica Deutsche Bahn, selecionou um consórcio integrado pela empresa portuguesa Stratio para equipar autocarros com tecnologia de ponta na Área Metropolitana de Lisboa (AML).

“O projeto está enquadrado na recentemente criada marca agregadora Carris Metropolitana, com uma rede de serviço de autocarros na região que servirá cerca de 2,7 milhões de passageiros”, adianta um comunicado da TST, que acrescenta que “o contrato global para este projeto da TST é válido por sete anos e inclui a gestão da operação de 339 autocarros nos concelhos de Almada, Seixal e Sesimbra”.

Não foram revelados os valores do contrato ou do investimento previsto.

O Jornal Económico apurou que o consórcio selecionado é ainda formado pela alemã Axians e pela Datik, pertencente ao grupo basco Irizar, e que o contrato em questão já recebeu o visto prévio do Tribunal de Contas.

De acordo com o referido documento, “a Stratio é a única empresa nacional englobada no consórcio internacional para equipar com tecnologia de ponta os 339 autocarros integrados no projeto da TST na AML, para a recém-criada Carris Metropolitana”.

“Este é o projeto mais ambicioso e inovador no sector do transporte rodoviário de passageiros em Portugal, que terá início em julho de 2022”, assinala o mesmo comunicado, referindo que “o consórcio composto por empresas de referência a nível mundial nas suas respetivas áreas de atuação, inclui toda a tecnologia necessária para gerir a nova rede de serviço de autocarros”.

“O investimento realizado com esta operação promoverá uma integração tecnológica inédita a nível nacional, permitindo a utilização de autocarros mais modernos, eficientes e sustentáveis, equipados com tecnologia de ponta como a solução da portuguesa Stratio, líder em manutenção preditiva para frotas a nível mundial”, garantem os responsáveis da TST.

De acordo com a filial portuguesa da Arriva, “a Stratio irá instalar em todos os veículos a sua tecnologia de manutenção preditiva para frotas baseada em inteligência artificial para prevenir avarias, reduzir custos e eliminar as paragens forçadas”.

“Esta modernização tecnológica visa promover a minimização das disrupções dos serviços e assim poupar centenas de milhares de pessoas ao incómodo de atrasos nos transportes públicos, com autocarros mais confortáveis, sustentáveis, acessíveis e eficientes. Esta aposta tecnológica terá um grande impacto nas 200 milhões de viagens que os passageiros fazem, anualmente, nos transportes públicos da região”, assegura o comunicado em questão.

Os responsáveis da TST sublinham que, “na reorganização das operações de transporte em Lisboa pela Autoridade de Transporte de Passageiros, a Arriva, através da TST, decidiu concentrar as suas operações em três dos concelhos da AML” e que, “ao abrigo do novo contrato, a TST irá colocar em prática o plano de operações desenhado pela Autoridade de Transporte para os concelhos de Almada, Seixal e Sesimbra”.

“A crescente importância que os transportes públicos rodoviários têm na mobilidade urbana dentro da AML tem crescido muito nos últimos anos, com cerca de um terço (28% – fonte AML) a optar por este meio de deslocação, num contexto em que quase metade (48% – fonte AML) das pessoas trabalham em concelhos diferentes do seu local de residência”, justificam os responsáveis da TST.

A Stratio assume-se como uma plataforma líder mundial de manutenção preditiva de frotas em tempo real. “A tecnologia proprietária da empresa combina processamento em grande escala com as mais recentes técnicas de ‘machine learning’ para evitar que centenas de milhares de avarias ocorram diariamente, poupando assim milhões de pessoas dos incómodos de atrasos nos transportes públicos, compras não entregues ou chegada tardia de produtos essenciais”, avança o comunicado da TST.

Ainda segundo esse documento, “a plataforma da Stratio já permite zero tempo de inatividade (‘zero downtime’) a cinco das dez maiores empresas de transporte do mundo”.

“Os maiores operadores de frotas na Europa, América do Norte, Ásia-Pacífico e América Latina confiam na tecnologia da Stratio para tirar máximo partido dos dados para proteger as operações e manter os clientes satisfeitos. A tecnologia da Stratio possibilitou o transporte de 1,3 mil milhões de pessoas até agora”, destaca o comunicado.

Além da TST, o projeto de reformulação do transporte público rodoviário de passageiros na AML ficou segmentado em mais três lotes, para cobrir os serviços de transportes dos restante concelhos. Esses lotes foram assegurados pela Scoturb, Rodoviária de Lisboa (Grupo Barraqueiro) e Nex Continental Holdings (Grupo National Express).

No entanto, os contratos deste lotes abertos pela Carris Metropolitana ainda não estão fechados, conforme apurou o Jornal Económico.

“Este ambicioso projeto pretende contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos utilizadores de transportes públicos na Área Metropolitana de Lisboa, através das tecnologias que passam a equipar os veículos da frota TST, permitindo otimizar a utilização dos autocarros em operação de forma segura e confortável para os passageiros”, conclui o comunicado da TST.

 

 

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