[weglot_switcher]

Turismo de Portugal lança iniciativas para reforçar confiança dos turistas que visitam o país

O Turismo de Portugal acaba de lançar duas iniciativas para reforçar a confiança dos turistas que visitam o país. “Face ao recente levantamento da obrigatoriedade de quarentena dos turistas britânicos que visitam Portugal, e ao consequente aumento da procura de viagens, o Turismo de Portugal desenvolve duas ações cujo objetivo é reforçar a confiança no […]
9 Setembro 2020, 07h40

O Turismo de Portugal acaba de lançar duas iniciativas para reforçar a confiança dos turistas que visitam o país.

“Face ao recente levantamento da obrigatoriedade de quarentena dos turistas britânicos que visitam Portugal, e ao consequente aumento da procura de viagens, o Turismo de Portugal desenvolve duas ações cujo objetivo é reforçar a confiança no destino Portugal, facilitando e promovendo o cumprimento das regras sanitárias preventivas da disseminação da Covid-19. Trata-se do ‘kit’ ‘Protected Tourist’ e da adaptação da plataforma www.portugalcleanandsafe.com como base de dados dos turistas que nos visitam”, destaca um comunicado do organismo governamental.

De acordo com esse documento, o ‘kit’ ‘Protected Tourist’ é uma iniciativa conjunta do Turismo de Portugal, ANA Aeroportos e das Agências Regionais de Promoção Turística (Algarve, Lisboa, Alentejo e Ribatejo, Centro, Porto e Norte e Açores).

“A distribuir pelos turistas que cheguem ao país, cada ‘kit’ irá conter duas “Portuguese Mask”, máscaras de certificação nível 3 CITEVE, que cumprem com os critérios de segurança para a generalidade da população e são 100% biodegradáveis (100% algodão), reduzindo assim o impacto no ambiente, uma embalagem de álcool gel, conselhos de proteção e um ‘QR Code’ de acesso ao site www.portugalcleanandsafe.com onde é possível consultar as empresas que já têm selo emitido e avaliar (através de um sistema de semáforo) o cumprimento pelas empresas das condições de atribuição do selo”, explica o referido comunicado.

O organismo assinala que esta plataforma www.portugalcleanandsafe.com verá também incluído um sistema de registo de turistas interessados em receber informação enviada pelo Turismo de Portugal, bem como ter acesso a um conjunto de informação de apoio ao turista em contexto de pandemia Covid-19 no nosso país.

“Está igualmente prevista a possibilidade deste site incluir o ‘PLC – Passenger Locator Card Digital’ (ou Cartão de Localização de Passageiro Digital). Desenvolvido em articulação com o Ministério da Saúde, a DGS e a ANAC, tem como objetivo auxiliar as autoridades de saúde a localizar passageiros que possam ter estado expostos à Covid-19. Para isso, os passageiros apenas terão de preencher um formulário ‘online’ com a sua informação pessoal e de voo, permitindo ser contactados em caso de necessidade. O formulário estará disponível no site https://portugalcleanandsafe.pt. Em português e inglês”, assegura o Turismo de Portugal.

De acordo com os responsáveis da agência, “estas iniciativas complementam outras ações lançadas pelo Turismo de Portugal para reforçar o posicionamento de Portugal enquanto destino seguro e preparado”.

“Neste âmbito, destacam-se não só o ‘Portugal Health Passport’ – que permite aos turistas internacionais a possibilidade de realização do teste à Covid-19 e o acesso a cuidados de saúde urgentes de elevada qualidade ou a ‘check-ups’ de cinco tipologias diferentes, na rede de hospitais e clínicas da CUF, Hospital da Luz, HPA Saúde e Lusíadas -, mas também o ‘Portugal Travel Insurance’, através do qual os visitantes residentes no estrangeiro e que estão a planear as suas férias em Portugal podem subscrever um seguro de viagem adaptado à nova realidade pandémica”, adianta o Turismo de Portugal.

Na opinião dos responsáveis do Turismo de Portugal, “o Reino Unido é um dos principais mercados emissores de turistas para Portugal (3,7 milhões de turistas em 2019)”.

“A notícia do levantamento da quarentena obrigatória gerou um crescimento significativo das pesquisas de viagens de britânicos para Portugal na plataforma ‘Skyscanner’, na ordem dos 2,2 milhões de pesquisas nas duas últimas semanas (+398% face às semanas anteriores), acompanhando a tendência de crescimento do interesse por Portugal que se vem registando (+110% nos últimos 30 dias)”, destaca o referido comunicado.

O Turismo de Portugal sublinha que, “com o objetivo de projetar internacionalmente o país e incentivar a retoma da atividade turística, as equipas de Turismo do Turismo de Portugal, presentes em 26 mercados estratégicos, têm intensificado o trabalho também junto das companhias aéreas, operadores turísticos, imprensa e consumidor final”.

“As ações desenvolvidas posicionam Portugal como destino turístico de excelência, uma das metas da ‘Estratégia Turismo 2027′”, conclui o comunicado em questão.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.