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Turismo de Portugal lança plataforma ‘Clean & Safe’

A iniciativa lançada pela instituição presidida por Luís Araújo abrange toda a cadeia de valor do turismo e conta já com mais de 12.000 aderentes.
  • Cristina Bernardo
8 Junho 2020, 22h30

O Turismo de Portugal acaba de lançar a plataforma ‘Clean & Safe’ para identificar as empresas turísticas e os setores relacionados que, comprometendo-se a cumprir os requisitos de higiene e segurança sanitária decorrentes das orientações da Direção-Geral da Saúde, aderiram ao selo criado por este organismo.

“Quais os estabelecimentos aderentes, onde se localizam e que requisitos devem cumprir, são algumas das informações que o Turismo de Portugal reúne na plataforma ‘Clean & Safe’ (www.portugalcleanandsafe.com), que possibilita também a avaliação, pelos próprios turistas, do grau de satisfação sobre o desempenho das empresas no que diz respeito ao cumprimento dos requisitos do selo, num apelo à responsabilidade de todos para um turismo mais seguro”, explica um comunicado do Turismo de Portugal.

Esta plataforma foi desenvolvida pela Infraspeak, com o apoio da Google, e está disponível em português e em inglês.

“Além de identificar e georreferenciar as empresas ‘Clean & Safe’, a plataforma monitoriza o índice de confiança gerado nos turistas, possibilitando a avaliação direta da experiência em função das medidas implementadas e comunicando-a diretamente ao Turismo de Portugal”, adianta o referido comunicado, acrescentando que “a avaliação dos clientes será um dos indicadores utilizados pelo Turismo de Portugal para a realização de vistorias aleatórias às empresas e serviços aderentes, em articulação com as autoridades competentes e com as associações representativas das atividades abrangidas”.

O mesmo documento relembra que “o selo ‘Clean & Safe’ foi criado pelo Turismo de Portugal com o objetivo de apoiar as empresas na identificação das medidas a adotar e, também, reforçar a confiança dos turistas nacionais e internacionais em Portugal enquanto destino turístico”.

“A iniciativa abrange toda a cadeia de valor do turismo e conta já com mais de 12.000 aderentes – empreendimentos turísticos, alojamento local, empresas de animação turística, agências de viagens e turismo, restauração, golfe, ‘rent-a-car’, guias-intérpretes, casinos e equipamentos culturais -, constituindo uma declaração voluntária de cumprimento de requisitos que muitas empresas incrementaram com protocolos específicos para as diferentes tipologias de serviços”, revela o Turismo de Portugal.

O comunicado em questão o selo ‘Clean & Safe’, de adesão gratuita, mantém-se válido até 30 de abril de 2021.

“O Turismo de Portugal promove a formação necessária às empresas para a implementação das medidas associadas, tendo já assegurado a formação de mais de 15.000 pessoas”, assegura o documento em causa.

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