[weglot_switcher]

Turismo gera subida do custo de vida dos portugueses

Portugal ainda tem preços acessíveis para os turistas, sobretudo na restauração e hotelaria.
  • Cristina Bernardo
10 Dezembro 2019, 08h16

O salário médio dos portugueses está 45% abaixo do rendimento dos europeus. Apesar de Portugal ainda com preços acessíveis para os turistas, a tendência é a de encarecimento, sendo a fatura suportada pelos portugueses, que veem a generalidade dos ordenados estagnados.

Na edição desta terça-feira do “Jornal de Notícias” (JN), o professor da Faculdade de Economia do Porto João Lembra salienta que as remunerações não têm acompanhado o custo de vida. “Para os funcionários públicos, os salários reiais são hoje inferiores aos auferidos em2009. A capacidade aquisitiva é, portanto, inferior”, explica.

“Portugal ainda é um destino barato, sendo os preços de itens sensíveis para o turismo relativamente acessíveis em comparação com outros destinos europeus – hotéis e restaurantes, em particular”, refere também ao JN Tiago Borges, da consultora Mercer.

O jornal recorda ainda que os preços das casas em Portugal cresceram, entre 2013 e 2018, a um ritmo médio acumulado 32% acima do rendimento de uma família média composta por dois adultos e dois filhos a cargo. Já a eletricidade e a gasolina são as quartas e sétimas mais cara da União Europeia, respetivamente.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.