[weglot_switcher]

Turismo de Portugal aposta no empreendedorismo e inovação

O Turismo de Portugal assinou protocolos com incubadoras para criar as condições necessárias à incubação de ‘startups’ e ao desenvolvimento de novas ideias de negócio ligadas ao turismo.
  • Charles Platiau/Reuters
14 Outubro 2016, 11h13

O Turismo de Portugal vai apoiar o desenvolvimento de programas de aceleração associados à área, de forma a assegurar a participação de startups e de novas empresas associadas nas feiras de Turismo no estrangeiro e promovendo contactos internacionais.

Vai disponibilizar, também, uma estrutura centralizada de apoio às startups e espaços nas escolas de Hotelaria e Turismo para o desenvolvimento das incubadoras e respetivas startups.

“A sustentabilidade do setor depende, em muito, da reinvenção sistemática das experiências nos destinos e melhoria dos sistemas de suporte”, é dito em comunicado. “Para que isso possa acontecer é fundamental fazer do empreendedorismo e do apoio à inovação duas prioridades absolutas na estratégia para o futuro do Turismo”, conclui.

As áreas de coordenação previstas nestes protocolos são: potencializar a uma cultura de empreendedorismo no setor do turismo, garantir a integração nos programas de incubação de startups e de novas empresas que visem desenvolver ideias de negócio no Turismo, certificar que haverá condições de espaço, serviços de apoio, consultoria, mentoria e partilha de conhecimento, necessárias e adequadas ao desenvolvimento das respectivas ideias e de modelos de negócio e promover o desenvolvimento de um modelo de incubação direcionado para as ideias e modelos de negócio que tenham que ver com o setor.

A sessão de assinatura destes protocolos decorreu na Fundação de Serralves, no Porto, no dia 29 de setembro. Contou com as presenças de Manuel Caldeira Cabral, ministro da Economia, Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo, Carlos Abade, vogal do Conselho Directivo do Turismo de Portugal e Melchior Moreira, presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.