Turismo. Programa Apoiar será reforçado com 70 milhões de euros a partir de 1 janeiro

A informação foi anunciada pelo novo secretário de Estado do Turismo, Nuno Fazenda, durante o 47.º Congresso da APAVT, no qual deu ainda conta de uma linha de 30 milhões de euros para dar resposta às microempresas para se financiarem no Turismo de Portugal.

O Governo vai reforçar o programa Apoiar com 70 milhões de euros a fundo perdido já a partir de 1 de janeiro de 2023. Uma meida que pretende dar resposta às reinvidicações do sector do turismo.

Esta informação foi anunciada pelo novo secretário de Estado do Turismo, Nuno Fazenda, durante o 47.º congresso da APAVT, que decorre entre os dias 8 e 11 de dezembro na Região Autónoma dos Açores.

Nuno Fazenda deu ainda conta da criação de uma agenda para a atração e qualificação de mão de obra no sector do turismo. “Uma das principais dificuldades das empresas é a falta de mão de obra qualificada. Precisamos de mais profissionais e mais pessoas qualificadas. Temos de continuar a apoiar as empresas. Fazer, é esse o verbo que estamos já a conjugar”, afirmou.

O secretário de Estado do Turismo anunciou também uma linha de 30 milhões de euros através do programa Consolidar Mais Turismo, para dar resposta às microempresas que pretendem financiar-se no Turismo de Portugal. De resto, Nuno Fazenda, acredita que este sector é a maior atividade exportadora, representando 20% do total. “O turismo tem sido o motor da recuperação da crise em Portugal. Desde 2015 crescemos sempre acima do nível da média europeia”, salientou.

Nuno Fazenda recordou que durante a crise pandémica foi pelo turismo que Portugal retomou a trajetória de crescimento económico. “A atual conjuntura não é favorável a quase nenhuma atividade económica, mas cá estaremos para apoiar aquele que é o sector da resiliência e da recuperação, o turismo” sublinhou.

A finalizar o secretário de Estado do Turismo prometeu que esta será uma governação de ação para resolver os desafios do presente, virada para o futuro e de proximidade.

Recomendadas

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta segunda-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta segunda-feira.

Disparo nos preços do petróleo duplica lucros do mercado global de matérias-primas

Entre 2018 e 2021, os lucros do mercado global de commodities passaram de 27 para 54 mil milhões de dólares e a volatilidade acrescida nos mercados de petróleo e gás após a invasão russa da Ucrânia devem ter agravado esta tendência, projeta a McKinsey.

Maiores bancos espanhóis preparam-se para contestar taxa sobre lucros “caídos do céu”

Os bancos espanhóis vão avançar com uma ação legal contra a contribuição sobre os lucros inesperados, de acordo com fontes próximas dessas instituições. Em Portugal, a medida não se aplica à banca. Antes, é exigida às empresas do sector da energia e da distribuição alimentar.
Comentários