Turquia convoca embaixador sueco por imagens que “insultam” Presidente turco

O embaixador sueco em Ancara foi convocado hoje pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da Turquia em protesto contra a projeção, por ativistas curdos, de imagens na fachada da missão diplomática turca em Estocolmo, indicou a agência noticiosa Anadolu.

“Informámos o embaixador sueco [Staffan Herrstrom] da nossa condenação pela projeção por grupos ligados ao PKK [Partido dos Trabalhadores do Curdistão] de imagens de propaganda terrorista e insultuosas ao nosso Presidente [Recep Tayyip Erdogan] no edifício da nossa embaixada em Estocolmo”, avançou a agência estatal turca.

A reação turca surge na sequência da publicação na rede social Twitter, já hoje, de um vídeo do Comité Sueco para Rojava, que demonstra apoio às Unidades de Proteção do Povo (YPG), a principal milícia curda na Síria, considerada uma organização terrorista por Ancara.

O vídeo, sem data, mostra imagens projetadas na fachada da embaixada turca em Estocolmo que denunciam supostas ligações entre Ancara e o grupo Estado Islâmico (EI), bem como o também suposto uso de armas químicas pelo exército da Turquia contra combatentes curdos.

Ancara pediu que os autores “sejam identificados” e que sejam tomadas as medidas necessárias, acrescentou a Anadolu.

A Turquia acusa a Suécia e a Finlândia, que formalizaram recentemente o pedido de adesão à Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), de conivência com o PKK e respetivos aliados, como o YPG.

Ancara bloqueou a entrada dos dois países nórdicos na Aliança Atlântica desde maio e assinou um memorando de entendimento com Estocolmo e Helsínquia em junho vinculando o seu apoio à luta contra os movimentos curdos e seus apoiantes nos países candidatos.

No início deste mês, em visita a Ancara, o primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, prometeu responder às preocupações expressas pela Turquia na luta contra o terrorismo, de forma a remover qualquer obstáculo à entrada na NATO.

A convocação do embaixador sueco ocorre quando Ancara ameaçou, também hoje, lançar uma operação terrestre na Síria, após uma série de ataques aéreos contra posições curdas nos territórios sírio e iraquiano e de outros com foguetes em solo turco.

Recomendadas

União Europeia, G7 e Austrália limitam barril de petróleo russo a 60 dólares

Os 27 estados-membros da UE chegaram a acordo, esta sexta-feira, no estabelecimento de um teto máximo para o preço do petróleo russo nos 60 dólares por barril. Os sete países mais industrializados do mundo (G7) e a Austrália juntam-se na decisão.

Imigrantes do Bangladesh denunciam extorsão para obter vistos para Portugal

Um dos problemas para os bengalis está no facto de não existir representação diplomática portuguesa no seu país, o que os força a terem que recorrer à vizinha Índia. Entre Daca, capital do Bangladesh, e Nova Deli, capital da Índia, distam mais de 1.800 quilómetros.

Governo italiano aprova envio de armas à Ucrânia para todo o ano de 2023

O Governo italiano aprovou um decreto prolongando o fornecimento de ajuda, incluindo armamento, à Ucrânia para todo o ano de 2023.
Comentários