[weglot_switcher]

Turquia e Arábia Saudita querem normalizar relações

Os dois países esperam que o novo governo do presidente Joe Biden force a Arábia Saudita a fazer mudanças na sua política externa, e isso também pode levar o reino a uma posição mais racional em relação a Ancara.
26 Novembro 2020, 08h05

As relações entre a Turquia e a Arábia Saudita podem entrar num período de normalização com base na melhoria dos laços e na coordenação em questões regionais, dizem especialistas turcos citados pelos jornais do país, que destacam os possíveis efeitos das mudanças previstas na política externa dos Estados Unidos da era Biden.

Em declarações ao jornal Daily Sabah, Ahmet Uysal, chefe do Centro de Estudos Estratégicos do Médio Oriente Médio (ORSAM), disse que “podemos esperar um novo período nas relações Turquia-Arábia Saudita se o reino assumir uma posição mais racional sobre as prioridades da política externa e sob pressão esperada da nova administração dos Estados Unidos. E a Turquia estaria pronta para essa cooperação”.

Vários outros académicos e diplomatas dizem a mesma coisa e o governo de Recep Erdogan parece ter todo o interesse em encontrar aliados num local, o Médio Oriente, onde parece haver demasiados países com tentações de atingir a categoria de potência regional.

De qualquer modo, é de recordar que as relações entre Ancara e Riade são tudo menos pacíficas, principalmente depois de o príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman – que é quem verdadeiramente manda no país – ter mandado assassinar um opositor no interior de um consulado árabe na Turquia. Nesse quadro, a Turquia tendeu sempre a ignorar o príncipe herdeiro e a colocar toda a sua atenção no rei Salman, que nominalmente continua a ser o dirigente máximo dos sauditas.

Apesar dos laços tensos entre os dois países, o presidente Recep Erdogan discutiu na semana passada formas de estreitar os laços com o rei Salman num raro telefonema desde o assassinato do jornalista saudita Jamal Khashoggi em 2018. O telefonema surgiu na véspera da reunião do G-20.

Segundo a imprensa turca, Erdogan e o rei saudita discutiram as relações bilaterais e trocaram opiniões sobre a cimeira. “O presidente Erdogan e o rei Salman concordaram em manter canais de diálogo abertos para que as relações bilaterais sejam aprimoradas e para que as questões difíceis sejam resolvidas”, disse uma fonte, citada pelo referido jornal.

A Arábia Saudita e a Turquia têm há décadas divergências sobre política externa e sobre as atitudes em relação às questões regionais. O assassinato de Khashoggi dentro do consulado Saudita em Istambul aumentou drasticamente as tensões.

Recorde-se que em setembro, um tribunal saudita revogou cinco sentenças de morte emitidas após um julgamento com as portas fechadas na Arábia Saudita, que terminou com condenações a 20 anos de prisão. Esta terça-feira, um tribunal turco acrescentou vários novos réus ao caso contra as autoridades sauditas acusadas pelo assassinato de Khashoggi, num julgamento que Ancara diz ser necessário para revelar toda a verdade por trás do assassinato.

Outro ‘caso’ entre os dois países sucedeu quando, em 2017, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Egito romperam relações diplomáticas com o Qatar e impuseram um bloqueio terrestre, marítimo e aéreo, poe alegado envolvimento de Doha no apoio a grupos terroristas. Durante o processo, que ainda não terminou, a Turquia aumentou o apoio ao Qatar em termos de alimentos e outras exportações, com o comércio entre os dois países a crescer significativamente.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.