[weglot_switcher]

Turquia. Inflação cai abaixo de 40% pela primeira vez em 16 meses

Maio representou a sétima descida consecutiva do índice de preços ao consumo (IPC) e a menor subida dos preços desde finais de 2021, de acordo com dados conhecidos esta segunda-feira a partir do Instituto de Estatísticas turco, o Türkstat.
5 Junho 2023, 11h15

A taxa de inflação interanual da Turquia sofreu uma descida considerável em maio ao situar-se em 39,59%, sobretudo se tivermos como termo de comparação o indicador de abril, período em que a inflação na Turquia estava em 43,68%.

Mesmo assim, maio representou a sétima descida consecutiva do índice de preços ao consumo (IPC) e a menor subida dos preços desde finais de 2021, de acordo com dados conhecidos esta segunda-feira a partir do Instituto de Estatísticas turco, o Türkstat.

De acordo com os analistas, a descida do IPC em maio está a ser relacionada com a decisão do Türkstat no sentido de aplicar uma regulação do preço do gás, provocando assim uma quebra do índice de preços, avança a agência Efe esta segunda-feira.

Assim, a média da taxa de inflação nos últimos 12 meses situou-se em 63,72%, em comparação com 67,20% de abril mas mesmo assim acima de 39,33% registado no mês homólogo de 2022, refere a agência Europa Press.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.