Turquia: Suspensos trabalhos nos oleodutos depois de sismo desta segunda-feira (com áudio)

A violência do abalo levou a que fosse suspenso o fluxo de petróleo num dos principais oleodutos turcos, isto após o sismo da madrugada de segunda-feira, que já vitimou mais de 500 pessoas.

As operações no terminal de refinaria de Ceyhan, na Turquia, foram interrompidas na sequência do violento sismo que abalou o país durante a noite. Inicialmente, os relatos apontavam para a continuação da atividade na refinaria, mas a agência estatal responsável pela mesma fez saber que interrompeu os trabalhos por questões de segurança.

Os pipelines de Kerkuk-Ceyhan e Baku-Tbilisi-Ceyhan não mostravam danos evidentes depois de um tremor de terra de 7,8 na escala de Richter causar mais de 500 vítimas durante a madrugada de segunda-feira. Ainda assim, parte da operação em Ceyhan foi suspensa por motivos de segurança, informou a Botas, agência estatal turca encarregue das infraestruturas.

Como resultado, a cotação internacional de petróleo subiu, recuperando dos mínimos de um mês em que se encontrava a negociar. Ao mesmo tempo, entrou em vigor a impedição de importação por via marítima de subprodutos de petróleo russo, mais uma medida no mais recente pacote de sanções contra Moscovo.

O terminal em questão fica a mais de 155 quilómetros de distância do epicentro do abalo.

Relacionadas

ONU na Síria prepara coordenação de assistência nas áreas afetadas pelo sismo

O Centro Nacional de Monitorização Sísmica da Síria disse que o terremoto, que ocorreu perto da fronteira da Turquia com a Síria, foi o “mais forte” registado pelos sistemas sírios desde que entraram em funcionamento, em 1995.

Bruxelas coordena envio de equipas de resgate para a Turquia devido a sismo

Países como a Alemanha, Rússia, a Itália e o Azerbaijão já tinham anunciado a intenção de enviar equipas de resgate para ajudar nas buscas.
Recomendadas

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quinta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quinta-feira.

Putin e a perigosíssima cartada nuclear. Veja “A Arte da Guerra” com Francisco Seixas da Costa

A cartada nuclear do presidente da Rússia parece ter colocado o conflito a leste num outro patamar. Em Israel, o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, vê testada pela enésima vez a sua capacidade resiliência. Veja a análise do embaixador Francisco Seixas da Costa no programa da plataforma multimédia JE TV.

Britânicos têm mais confiança na União Europeia que em Westminster

Segundo uma sondagem, os britânicos sentem que o bloco dos 27 é mais estável que aquilo que emana do seu próprio Parlamento. A mesma sondagem indica que a confiança na comunicação social dificilmente podia ser pior.
Comentários