[weglot_switcher]

Turquia vai continuar a apoiar palestinianos apesar do restabelecimento dos laços com Israel

O Presidente israelita encontrou-se com Erdogan em Ancara, em março, numa reunião que marcou “um ponto de viragem nas relações” dos dois países.
17 Agosto 2022, 14h30

A Turquia fez saber que, apesar de ter restabelecido as relações diplomáticas com Israel após uma década de tensões, vai continuar a apoiar os palestinianos.

As declarações do ministro dos Negócios Estrangeiros Mevlüt Çavuşoğlu foram proferidas depois de o primeiro-Ministro israelita Yair Lapid ter anunciado o restabelecimento de relações diplomáticas plenas entre os dois países, incluindo a nomeação de embaixadores, segundo o “The Guardian”.

Segundo Çavuşoğlu, a decisão permitirá a Ancara exercer pressão em prol dos interesses palestinianos em Gaza, na Cisjordânia e em Jerusalém.

O regresso dos embaixadores “é importante para melhorar os laços bilaterais”, justificou Çavuşoğlu.

“Como sempre dissemos, continuaremos a defender os direitos dos palestinianos”, sublinhou.

A Turquia não reconhece Jerusalém como a capital de Israel, pelo que a sua embaixada está localizada em Tel Aviv, a segunda maior cidade israelita.

De acordo com Çavuşoğlu, o novo embaixador turco em Tel Aviv será nomeado após a apresentação de uma lista ao presidente, Recep Tayyip Erdoğan.

As relações da Turquia com Israel desintegraram-se quando dez civis foram mortos após uma rusga israelita a um navio turco, parte de uma flotilha destinada a quebrar um bloqueio de Gaza em 2010.

O Presidente israelita encontrou-se com Erdogan em Ancara, em março, numa reunião que marcou “um ponto de viragem nas relações” dos dois países.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.