[weglot_switcher]

Twitter pediu, Musk fez e mercados não gostaram. Tesla caiu 15% na bolsa esta semana

Mesmo após a venda ações no valor de cinco mil milhões de dólares, Musk ainda é dono de cerca de 167 milhões de títulos da fabricante norte-americana, de acordo com registos financeiros divulgados na sexta-feira e citados pela “CNBC”.
13 Novembro 2021, 13h22

A sondagem aconteceu no Twitter, Elon Musk cumpriu a promessa que fez mas os mercados não gostaram da ação e reagiram em baixa à venda de cinco mil milhões de dólares em ações do próprio CEO da Tesla. Só esta semana, a fabricante de veículos 100% elétricos caiu 15,4% em termos acumulados, depois de ter fechado a perder 2,8% na sexta-feira.

Esta quebra representa ainda o pior desempenho da empresa em bolsa ao longo dos últimos 20 meses, em que cresceu significativamente e tornou Musk o homem mais rico do mundo. Com exclusão dos desempenhos de fevereiro e março de 2020, em que a pandemia afetou o mercado automóvel, esta foi a pior semana da Tesla em bolsa desde a sua estreia.

Mesmo após a venda ações no valor de cinco mil milhões de dólares, Musk ainda é dono de cerca de 167 milhões de títulos da fabricante norte-americana, de acordo com registos financeiros divulgados na sexta-feira e citados pela “CNBC”.

A venda das ações surgiu para Musk satisfazer as obrigações fiscais relacionadas com os próprios títulos. Elon Musk admitiu mesmo que não recebe salário da sua empresa e que a única forma de receber é através das ações que detém. Na semana passada, Musk pediu aos seus 62,5 milhões de seguidores no Twitter sobre se vendia ou não ações para realizar as suas obrigações, com 58% a votar que sim.

No entanto, arquivos divulgados pelo regulador de mercados no início da semana já apontavam que o CEO sabia que algumas das suas ações iam ser vendidas esta semana, desde o passado mês de setembro, muito antes da sondagem ser colocada na rede social.

Desde o início do ano, as ações da Tesla já subiram 46% até à passada sexta-feira, tendo atingido um preço recorde de 1.229,91 dólares no passado dia 4 de novembro. De acordo com a comparação da “CNBC”, as ações da Ford já cresceram 120%, as da General Motors cerca de 51% e as da Volkswagen aumentaram 66% no acumulado do ano.

Ainda assim, a queda do valor da Tesla também pode ser explicado pela entrada da Rivian em Wall Street. A entrada da construtora de pick-up e SUV elétricos foi um sucesso e desde quarta-feira que os títulos já cresceram 66,6%, sendo 5,6% só na sexta-feira. A Rivian arrecadou 12 mil milhões de dólares na sua estreia em bolsa, e tornou-se na maior Oferta Pública Inicial (IPO) deste ano.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.