[weglot_switcher]

U.Porto comemora 111 anos esta terça-feira em cerimónia dominada pelo mérito

António de Sousa Pereira, o reitor, fará o resumo das atividades desenvolvidas no último ano e abordará os próximos desafios que se colocam à instituição, naquela que será a última intervenção de fundo do mandato à frente dos destinos da instituição.
22 Março 2022, 07h35

A Universidade do Porto assinala esta terça-feira, 22 de março, pelas 15h00, 111 anos de existência, numa sessão solene comemorativa no Salão Nobre da Reitoria, na Praça Gomes Teixeira, aos Clérigos.

O discurso de abertura pertence a Fernando Freire de Sousa, ex-presidente da CCDR-N, na qualidade de presidente do Conselho Geral da U.Porto. Segue-se o reitor António de Sousa Pereira, que fará a sua última intervenção de fundo do mandato de quatro anos. Pelo púlpito passarão ainda Luís Braga da Cruz, presidente do Conselho de Curadores, Ana Gabriela Cabilhas, representante dos estudantes, e Maria de Lurdes Zilhão, em nome dos trabalhadores.

A sessão solene do Dia da Universidade é também o momento em que se reconhece publicamente o mérito daqueles que, dentro da comunidade académica, mais se destacaram no último ano. Em 2022 são 22 estudantes a receber o Prémio de Cidadania Ativa (para aqueles que se notabilizaram em atividades extracurriculares de cidadania) e o Prémio Incentivo (para os estudantes com melhor média de primeiro ano em cada faculdade). Este será também o momento de nomeação das novas professoras eméritas da U.Porto – uma distinção aos professores jubilados ou reformados que se destacaram pelos altos serviços à ciência, à sociedade e à Universidade.

As comemorações prosseguem após a sessão solene, com um vasto programa de atividades culturais e desportivas. No Auditório Ruy Luís Gomes, na Reitoria, será inaugurada a galeria de retratos de Doutores Honoris Causa da U.Porto. Neste espaço estarão eternizados grande parte dos 95 académicos, cientistas, mas também desportistas, personalidades da cultura e da política que receberam o mais elevado título honorífico da Universidade, atribuído pela primeira vez em 1921. Ao mesmo tempo, instala-se na Praça Gomes Teixeira a “Brigada de Intervenção Poética”, resultado das residências artísticas criadas pelo poeta, artista visual António Poppe.

A partir das 18h30, estudantes, trabalhadores, docentes e investigadores da U.Porto espalham a cores da Universidade pela zona histórica do Porto, numa corrida/caminhada comemorativa dos 111 anos da instituição.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.