[weglot_switcher]

U.Porto distingue Presidente de Itália com doutoramento Honoris Causa

A Universidade do Porto vai atribuir o título a Sergio Mattarella, numa cerimónia em que o Presidente português Marcelo Rebelo de Sousa é padrinho.
29 Novembro 2017, 18h42

A decorrer no âmbito da visita de Estado do Presidente Italiano a Portugal, a cerimónia de concessão do Doutoramento Honoris Causa a Sergio Mattarella terá lugar no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto, às 11h30 do dia 7 de dezembro.

O elogio do doutorando será feito por Isabel Pires de Lima, professora da Faculdade de Letras da U.Porto e antiga ministra da Cultura.

Nas palavras do Reitor da Universidade do Porto,  Sergio Mattarella é “um distinto académico, uma personalidade europeia que se tem distinguido pelo seu trabalho em causas públicas e para a cooperação mundial, em favor do desenvolvimento e da paz”. Sebastião Feyo de Azevedo, justifica esta homenagem como “um reconhecimento da importante contribuição de Sergio Mattarella para a cooperação luso-italiana e para o fortalecimento dos valores de desenvolvimento e de paz na Humanidade”.

Nascido em Palermo a 23 de julho de 1941, Sergio Mattarella diplomou-se em Direito na Universidade “La Sapienza” de Roma, em 1964. Jurista desde 1967, desenvolveu a sua atividade profissional como professor da Universidade de Palermo, onde realizou extensa atividade de investigação na área do Direito Constitucional. Desde 1983 tem ocupado relevantes funções políticas, a nível parlamentar e de governo, destacando-se os cargos de ministro das Relações Parlamentares, de ministro da Educação, vice-primeiro-ministro e ministro da Defesa. Após abandonar a política ativa em 2008, foi eleito vice-presidente do Conselho Superior da Justiça Administrativa, tendo sido nomeado Juiz do Tribunal Constitucional em 2011. Quatro anos mais tarde, a 31 de janeiro de 2015, o Parlamento elegeu-o como o 12.º Presidente da República Italiana.

Na galeria de Doutores Honoris Causa da Universidade do Porto figuram já nomes como os do antigo Presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso (atribuído em 1995), do antigo presidente da Comissão Europeia, Jacques Delors (1999), dos líderes de Timor-Leste Xanana Gusmão (2000) e José Ramos-Horta (2000), do atual presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker (2013) e dos presidentes da República Mário Soares (1990), Jorge Sampaio (2015) e Marcelo Rebelo de Sousa (2005).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.