PremiumUcrânia à espera das decisões da Alemanha no encontro de Ramstein

A reunião do Grupo de Contacto de Defesa da Ucrânia pode mudar a face da guerra. Para além dos Estados Unidos, vários países europeus têm pressionado a Alemanha para assumir um maior envolvimento no apoio à Ucrânia. O novo ministro da Defesa deverá ser claro sobre o assunto.

No meio da crise política que culminou com a demissão da ministra da Defesa alemã, Christine Lambrecht (entretanto substituída por Boris Pistorius, ministro do Interior da Baixa Saxónia desde 2013), a Europa está suspensa pelas decisões que saírem de mais uma reunião do chamado grupo de Ramstein – o Grupo de Contacto de Defesa da Ucrânia, que se realiza esta sexta-feira.

A reunião servirá para os analistas perceberem até que ponto a Alemanha vai alinhar sem tibiezas com os países que estão sem qualquer reserva envolvidos no apoio ao esforço de guerra da Ucrânia, ou se, pelo contrário, vai continuar a cumprir ‘os mínimos’ e a reservar-se de novos engajamentos.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Relacionadas

Ucrânia: Zelensky espera “decisões poderosas” dos aliados sobre ajuda militar a Kiev

“Estamos a preparar-nos para o Ramstein de amanhã [sexta-feira] – esperamos decisões poderosas. Esperamos um poderoso pacote de apoio militar dos Estados Unidos”, sublinhou Zelensky, no habitual discurso noturno diário dirigido à nação.
Recomendadas

PremiumJá não há forma de a guerra escapar a uma escalada de violência

A decisão de enviar tanques de guerra ocidentais para a Ucrânia transformou os próximos meses numa ‘janela de oportunidade’ para as tropas russas. As notícias de que Moscovo está a preparar nova ofensiva para fevereiro ou março têm tudo para serem levadas a sério.

A União Europeia em Kiev: Uma cimeira sob ameaça de ataque aéreo

Apesar de todos os sinais exteriores de violência, a cimeira não terá ido muito além no tema principal em discussão: não há rigidez na entrada da Ucrânia na União, mas também não parece haver grande pressa.

Alerta de ataque aéreo soa em Kiev no dia da Cimeira UE-Ucrânia (com áudio)

A presidente da Comissão Europeia e o Alto representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança encontram-se em Kiev para a cimeira.
Comentários