[weglot_switcher]

Ucrânia escapa por pouco de catástrofe nuclear devido a corte de energia, diz Zelenskiy (com áudio)

“A Rússia colocou a Ucrânia e todos os europeus a um passo de um desastre de radiação” com um bombardeamento na quinta-feira, diz a Ucrânia. Uma autoridade russa disse que a culpa é do adversário
26 Agosto 2022, 13h47

O mundo e a Ucrânia escaparam por pouco a uma catástrofe nuclear devido a um corte de energia na maior central da Europa, disse o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, que pediu uma ação mais rápida aos órgãos internacionais para forçar as tropas russas a desocupar o local, avança a “Reuters”.

Um bombardeamento russo na quinta-feira provocou incêndios, desligando Zaporozhzhia da rede elétrica. Uma autoridade russa disse que a culpa é da Ucrânia.

Geradores garantiram o fornecimento de energia vital para os sistemas de refrigeração e segurança dos reatores, disse Zelensky, elogiando os técnicos ucranianos que trabalham sob a mira dos militares russos.

“Se a nossa equipa da estação não tivesse reagido após o apagão, já teríamos sido forçados a superar as consequências de um acidente radioativo”, disse num discurso em vídeo na noite de quinta-feira. “A Rússia colocou a Ucrânia e todos os europeus a um passo de um desastre de radiação… A cada minuto que as tropas russas permanecem na central nuclear há o risco de uma catástrofe global de radiação”, disse.

A Energoatom disse que a eletricidade está a ser fornecida através de uma linha de energia do sistema elétrico da Ucrânia, e que o trabalho está em andamento para restaurar a conexão da rede aos dois reatores em funcionamento. Esta foi a primeira desconexão completa da central, que se tornou um ponto crítico na guerra de seis meses, adianta.

Vladimir Rogov, um funcionário nomeado pela Rússia na cidade ocupada de Enerhodar, perto da central, culpou as forças armadas da Ucrânia pelo incidente, dizendo que “os soldados de Zelensky” causaram um incêndio numa floresta próxima. “A desconexão em si foi desencadeada por um incêndio e um curto-circuito nas linhas de energia” e as cidades locais ficaram sem energia por várias horas, acrescentou no Telegram, citado pela “Reuters”.

O Ministério da Defesa da Rússia disse na sexta-feira que as suas forças destruíram um canhão obus M777 fabricado nos EUA que, alega, a Ucrânia usou para bombardear Zaporizhzhia. Imagens de satélite mostraram um incêndio perto da central, mas a agência não conseguiu verificar a causa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.