[weglot_switcher]

Ucrânia: escassez de carvão provoca estado de emergência energético

Grupos ultranacionalistas pró-russos bloquearam as vias férreas que transportam o carvão. Situação leva a restrição nas horas de fornecimento de energia elétrica à população.
15 Fevereiro 2017, 19h20

O governo ucraniano declarou esta quarta-feira o estado de emergência energética em resultado da escassez do carvão produzido em territórios pró-russos, que grupo ultranacionalistas estão a impedir que entre no país, noticia a Lusa.

O primeiro-ministro da Ucrânia, Volodymyr Groysman, pediu hoje aos grupo ultranacionalistas que terminem com o bloqueio. “Estas ações são absolutamente intoleráveis. E julgo que as entregas de carvão devem ser desbloqueadas o mais rapidamente possível”, disse, citado pela Lusa.

O estado de emergência tem consequência nas horas de fornecimento de energia elétrica à população e Groysman recordou que várias indústrias estão depedentes desta matéria-prima.

“O bloqueio implicará o encerramento das indústrias metalúrgicas do país que dão emprego a 300 mil pessoas”, sublinhou o primeiro-ministro, citado pela Lusa.

Há três semanas que os grupos ultranacionalistas bloquearam as vias férreas que transportam o carvão.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.