Ucrânia. Líderes europeus aprovam estatuto de candidato à UE para Ucrânia

Os chefes de Governo e de Estado da União Europeia (UE) concordaram esta quinta-feira em atribuir o estatuto de candidato à Ucrânia e também à Moldova, anunciou o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, falando num “momento histórico”.

Copyright: European Union

“Acordo. O Conselho Europeu acaba de decidir dar o estatuto de candidato da UE à Ucrânia e à Moldova”, anunciou Charles Michel na rede social Twitter.

E vincou: “É um momento histórico. Hoje assinala-se um passo crucial no seu caminho em direção à UE”.

Também através do Twitter, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, falou num “dia bom para a Europa”, saudando a aprovação dos líderes europeus.

Recomendadas

Scooters elétricas. Roma vai impor novas regras para evitar incidentes

Dezessete pessoas morreram no país nos últimos dois anos após incidentes que envolveram e-scooters, para além de estarem envolvidas em atos de vandalismo a património da cidade.

Severodonetsk “totalmente ocupada” pela Rússia, segundo autarca

A cidade de Severodonetsk, no leste da Ucrânia, está “totalmente ocupada” pelas forças russas após semanas de combates intensos, segundo informações do presidente da câmara, Oleksandr Stryuk.

Rússia não vai aderir ao Tratado sobre Proibição de Armas Nucleares, diz Kremlin

Moscovo continua a defender que o desenvolvimento do TPNW foi prematuro, erróneo e contraproducente. Em relação ao tratado, acusa-o de não ter em conta o cenário geopolítico e militar, e de não aproximar a humanidade da meta nele declarada.
Comentários