[weglot_switcher]

Ucrânia: NATO pondera presença militar permanente na Europa de Leste

Desde o início da invasão russa da Ucrânia, a 24 de fevereiro, a NATO mobilizou 40 mil soldados, incluindo tropas portuguesas, para o flanco leste, que se estende do Báltico ao Mar Negro.
  • epa09846261 NATO Secretary General Jens Stoltenberg attends a press conference at the end of an extraordinary NATO Summit at the Alliance headquarters in Brussels, Belgium, 24 March 2022. EPA/STEPHANIE LECOCQ
10 Abril 2022, 08h22

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse que a Aliança Atlântica está a ponderar o estabelecimento de uma presença militar permanente na Europa de Leste para repelir uma possível invasão russa.

“Independentemente de quando e como termine a guerra na Ucrânia, a guerra já teve consequências de longo prazo para a nossa segurança”, disse Stoltenberg ao jornal britânico ‘The Telegraph’.

Numa entrevista publicada no sábado, o secretário-geral disse que “a NATO precisa de adaptar-se a essa nova realidade. E é exatamente isso que estamos a fazer”.

A NATO está “no meio de uma transformação muito fundamental” que tomará decisões sobre um destacamento permanente na Europa de Leste, na cimeira da aliança, agendada para 29 e 30 de junho, em Madrid, disse Stoltenberg.

“A NATO é a aliança mais bem-sucedida da história por duas razões. Uma é que conseguimos unir a Europa e a América do Norte. A outra é que conseguimos mudar quando o mundo está a mudar. Agora o mundo está a mudar e a NATO está a mudar”, afirmou o secretário-geral.

Desde o início da invasão russa da Ucrânia, a 24 de fevereiro, a NATO mobilizou 40 mil soldados, incluindo tropas portuguesas, para o flanco leste, que se estende do Báltico ao Mar Negro.

A 25 de março, Stoltenberg defendeu o reforço da presença militar da NATO no Ártico como resposta à maior atividade russa na região, que considerou de grande importância estratégica.

A Rússia lançou a 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que matou pelo menos 1.626 civis, incluindo 132 crianças, e feriu 2.267, entre os quais 197 menores, segundo os mais recentes dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real de vítimas civis ser muito maior.

A guerra já causou um número indeterminado de baixas militares e a fuga de mais de onze milhões de pessoas, das quais 4,3 milhões para os países vizinhos.

Esta é a pior crise de refugiados na Europa desde a II Guerra Mundial (1939-1945) e as Nações Unidas calculam que cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.